Sala lotada e alunos atentos ao monitor. Foi assim a aula inaugural do curso tele presencial de qualificação oferecido pela secretaria do trabalho em parceria com o centro de capacitação tecnológica do Maranhão (Cetecma), nesta quinta-feira (07).
Estão sendo oferecidos dois cursos nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de contabilidade com duração de três meses, 4 dias por semana distribuídos em três turnos para três turmas. Para acompanhar as aulas todos os alunos devem receber o material didático. No total foram ofertadas 120 vagas para jovens entre 18 a 30 anos de idade que devem ter o compromisso com a participação nas aulas e realização das tarefas. De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Zezinho Lima, o resultado dessa dedicação pode ser um estágio remunerado.
“A única exigência feita é quanto a participação nas aulas. Os alunos devem chegar no horário certo. Estamos com a proposta de ampliarmos o horário de funcionamento da secretaria para disponibilizarmos uma biblioteca para consulta” destacou o secretário.
Com transmissão via satélite, diretamente da cidade de Timon, o chefe da Casa Civil, Luís Fernando e a governadora Roseana Sarney, deram início aos trabalhos. A prefeita Ducilene Belezinha, secretário adjunto de Educação Profissional, Fernando Lima, o secretário municipal do Trabalho e o vereador Manin Lopes acompanharam a cerimônia em tempo real. Para a prefeita essa é uma oportunidade que os jovens não podem perder, pois muitos não conseguem emprego por falta de qualificação.
“É muito triste vermos nossos jovens sem uma ocupação por falta de preparo profissional. Não podemos perder essa chance. Vamos apoiar no que for preciso para garantirmos oportunidades a todos, e assim mudarmos a realidade de Chapadinha e região”, disse a prefeita.
O curso está sendo oferecido pela primeira vez em Chapadinha. De acordo com o secretário adjunto da educação profissional, a cidade foi escolhida, para ser um dos 14 polos em todo o Estado, por apresentar um grande potencial de desenvolvimento com a vinda de empresas para região. Daí a necessidade de capacitar a mão de obra local para ser absolvida por essas empresas.
“Chapadinha está localizada em uma região promissora. E como a educação é um processo lento precisamos começar o quanto antes a preparar nossos jovens para estarem aptos a assumir funções que exijam maior preparo”, concluiu o secretário.