WebNet

WebNet

quarta-feira, 6 de março de 2013

SEBRAE/Chapadinha Participa de Seminário em Nina Rodrigues

 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Campo, Agricultura e Pecuária, de Nina Rodrigues, município distante 82 km de Chapadinha, promoveu no último dia 26 (fev.), o I Seminário de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Campo, que buscou discutir soluções para os desafios enfrentados pelo setor produtivo, além de tentar traçar rumos para estruturar e modernizar a produção local.
 
O evento contou com a participação de associações de produtores, sindicato dos trabalhadores rurais e o representante da AGERP- (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural), Ronaldo Maluf; o representante do Banco do Nordeste, Rildo Macedo (foto ao lado) e a representante da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, Jacirema de Cássia.
 
O secretário titular da pasta, Alberto Araújo, ressaltou que é preciso trazer novidades no manejo da terra. “Nosso principal desafio é romper com a tradição produtiva de fazer “roça no toco”, trazendo novas tecnologias, diversificando e expandindo a produção local, introduzindo, por exemplo, hortaliças”, observou Araújo. “A expectativa do município, para os próximos anos, é mostrar resultados satisfatórios, enxergando no futuro uma nova realidade de produção”, assegura.
Com um potencial diversificado, Nina Rodrigues tem apostado na horticultura, na caprinovinocultura e na criação de gado leiteiro. Atualmente, o município conta com 34 associações de produtores rurais e uma cooperativa em fase de criação.
De acordo com a gestora do Sebrae, a discussão proposta pelo município se mostrou muito válida. “É uma iniciativa importante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Campo de Nina Rodrigues porque deixa clara a responsabilidade e o cuidado da administração municipal com os produtores locais”, avaliou Jacirema.
É fundamental destacar também que as soluções procuradas pelo município vieram em boa hora e de maneira acertada, já que houve uma busca por parceiros importantes como a AGERP e o próprio Sebrae”, enfatizou.


Lidiane ReinaldoUnidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae/Chapadinha–MA (98) 3471-0741

Arquivo do blog