WebNet

WebNet

quarta-feira, 6 de março de 2013

Sebrae/Chapadinha e Senar Concluem Entrega de Certificados do "Programa Negócio Certo Rural" no Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru

Turma do município de Buriti de Inácia Vaz
 
Mais de cem produtores rurais da região Baixo Parnaíba e do Vale do Itapecuru foram certificados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa) através do Programa Negócio Certo Rural (PNCR), que procura melhorar a gestão da pequena propriedade rural.

Agora os pequenos produtores dos municípios de Araioses, Água Doce do Maranhão, Tutóia, São Bernardo, Santa Quitéria do Maranhão, Buriti de Inácia Vaz e Nina Rodrigues estão preparados para desenvolver ações de diagnóstico, plano de desenvolvimento e capacitação, treinando-os para gerenciar sua pequena propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável. A solenidade aconteceu no dia 1º de março, último.

O Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, Diógenes Júnior (foto ao lado), ressalta o quanto foi importante a parceria entre o Sebrae e o Senar, para o incremento da produção rural da região.

A nossa parceria proporciona ao produtor rural a oportunidade de pensar estrategicamente suas atividades e, com isso, melhorar a compreensão dos mercados nos quais os pequenos negócios estão inseridos”, avalia Diógenes. “Além de estimular e preparar o produtor a saber como agir diante dos desafios, sempre pensando o empreendedorismo na condição de agente transformador da sua realidade”, destaca.

Segundo o Superitendente do Senar, Antonio Luis Figueiredo, o PNCR traz as práticas efetivas para o melhoramento da renda do agricultor familiar. “O programa coloca na mão do pequeno agricultor familiar um instrumento de gestão para que ela possa administrar bem o seu negócio e tenha um lucro melhor com a atividade” esclareceu.

E reforça: “as instituições envolvidas com a capacitação tem um só objetivo que é dar oportunidades para essas pessoas se desenvolverem melhor dentro das suas atividades e possa fazer do seu trabalho cotidiano um trabalho bem mais lucrativo”, observou.

A Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Buriti, no município de Nina Rodrigues, Maria Oneide dos Santos Lima, reafirma, com orgulho, o objetivo do curso onde também foi aluna. “O PNCR foi um incentivo para aprender a lidar com os produtos que já temos em nossas propriedades, mas ainda não sabíamos como aproveitá-los. Agora sabemos”, enfatizou a produtora.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae/Chapadinha–MA (98) 3471-0741
 

Arquivo do blog