Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Hortifruti Fernandes

Hortifruti Fernandes
Travessa 15 de Novembro - Centro (ao lado da extinta Escola Amélia Almeida / Semáforo)

Star Drinks

Star Drinks

Posto Ipiranga / Chapadinha

Posto Ipiranga / Chapadinha

terça-feira, 13 de junho de 2017

MA - Prazo para Inscrições ao ‘Cidadão do Mundo’ é Prorrogado Até Sexta-Feira (16)

Resultado de imagem para programa ‘Cidadão do Mundo’.


A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) prorrogou até a próxima sexta-feira (16) o prazo de inscrição para o processo seletivo ao programa ‘Cidadão do Mundo’. Este ano estão sendo ofertadas 80 vagas para jovens que sonham participar de cursos de idioma estrangeiro. São 45 vagas para inglês, 10 vagas para francês e 25 para espanhol. Os selecionados farão curso de idioma em escola no exterior, com data de embarque prevista para o segundo semestre de 2017 com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado.


O intercâmbio permitirá a aprendizagem de um idioma estrangeiro e a vivência cultural no país de destino. Abre-se uma janela de oportunidade aos jovens, antes restrita aos filhos das classes mais ricas”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. “As pesquisas que fundamentaram a formulação do programa apontam que para cada cinco mil alunos da rede pública maranhense, apenas um tem habilidade linguística suficiente para concorrer com os da rede privada”, completou Almada.

Resultado de imagem para programa ‘Cidadão do Mundo’.

Podem se inscrever jovens maranhenses com idade entre 18 e 24 anos, egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – www.secti.ma.gov.br. A ação tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Os candidatos selecionados farão jus a uma bolsa de estudo no valor de R$ 4.500, seguro de saúde durante todo o período em que estiverem residindo no país de destino, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, com sistema de pensão completo (café da manhã, almoço e jantar).

Requisitos para participação

Além de ser egresso de escola pública e ter idade mínima entre 18 e 24 anos são requisitos necessários para participar do processo seletivo ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); estar matriculado e frequentar há pelo menos um ano instituição de ensino superior no Maranhão; ter obtido, ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no Programa (2016), aprovação com média acima da nota sete ou equivalente em todas as matérias cursadas; nunca ter realizado viagem e/ou intercâmbio internacional.

Para garantir mais oportunidades aos estudantes do interior do Estado e tornar o processo seletivo mais igualitário, o edital 2017 traz algumas mudanças em relação ao do ano passado. Este ano o processo seletivo terá apenas uma etapa, que é a de verificação dos requisitos constantes no edital, e um critério de seleção, que é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição.

O curso de imersão e o teste final, etapas realizadas nas edições anteriores, foram eliminados por representarem entrave para a participação dos estudantes do interior que tinham que vir para São Luís participar das duas fases de seleção. O deslocamento gerava custo para as famílias que, na maioria das vezes, não tinham como bancar as despesas.


Publicidade



Postar um comentário

Arquivo do blog