WebNet

WebNet

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mata Roma Recebe Ações de Saúde, Cidadania e Educação

Foto: Handson Chagas
Divulgação/Secom

O município de Mata Roma foi 
um dos beneficiados, nesta segunda-feira (06), pelo Governo Itinerante que segue levando serviços e inaugurando obras em municípios do interior do Estado. Durante visita à cidade, a governadora Roseana Sarney, acompanhada da prefeita Carmen Neto, e de secretários de Estado, entre eles o de infraestrutura, Luis Fernando Silva, fez a entrega de sementes de feijão e de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) a agricultores familiares de áreas quilombolas e inaugurou ruas pavimentadas em parceria com a prefeitura.

"Estamos trazendo para as cidades a proximidade do governo estadual e também serviços a serem prestados para a comunidade. Estamos trabalhando e chegando perto do povo para prestar conta do que estamos fazendo pelo nosso estado, disse Roseana Sarney. Ela lembrou que nos sete primeiros anos em que esteve à frente do governo foram feitos 2.400 quilômetros de asfalto e que nos sete anos que ficou fora foram feitos apenas 200 quilômetros de asfalto. "Agora estamos fazendo mais de 1.500 quilômetros de pavimentação para deixar todos os municípios ligados por asfalto", observou Roseana Sarney.

A visita da governadora a Princesa do Baixo Parnaíba foi acompanhada pelo deputado federal Francisco Escórcio, os deputados estaduais Antônio Pereira, Fábio Braga, ex-deputados como Paulo Neto e Wagner Pessoa; prefeitos, ex-prefeitos, vereadores da região, além de secretários de Estado e dirigentes de órgãos. Durante a visita da governadora ao município a prefeita assinou lei Municipal de Criação da Cadeia Produtiva da Agricultura Familiar.

Fortalecimento da Agricultura

Nesta etapa do Governo Itinerante está sendo priorizado o fortalecimento da agricultura familiar. A entrega de sementes visa garantir a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo. Além de agricultores familiares o programa atende as demandas de movimentos sociais, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.

No município de Mata Roma foi entregue 1,5 tonelada de sementes. Para a agricultora Maria Francisca Bezerra, as sementes representam uma produção maior para as famílias. "Na área que plantamos são 60 famílias que trabalham no local. Da produção depende a sobrevivência da família, pois tudo que produzimos é para o nosso sustento”, disse.

Outro beneficiado, o agricultor Antônio Marques de Araujo, disse que além da entrega das sementes o governo está fazendo a entrega do DAPs. "Com este documento podemos ter acesso a benefícios também do governo federal, o que será bom para aumentar a nossa produção" observou.

O secretário Luis Fernando Silva falou da importância das parcerias do governo com os municípios. "Eu sei da dificuldade que é trabalhar sem a parceria do governo, pois vivi isso quando fui prefeito de Ribamar e fui discriminado pelos governos da época. Hoje a realidade é outra: a governadora Roseana Sarney tem apoiado os prefeitos e todas as regiões e a população é quem ganha com isso", observou.

Saúde e Cidadania

Além da ampliação do acervo das bibliotecas municipais com a doação de kits de 150 volumes incluindo livros, revista, CDs e DVDs, do mapeamento de manifestações culturais, implantação do programa e combate a drogas, o governo levou ao município atividades do Viva Cidadão, que possibilitaram a centenas de pessoas tirar documentos como carteiras de identidade e de trabalho, titulo de eleitor, CPF e registro de nascimento e, também, ações na área de saúde, sendo essas as mais procuradas pela população.

A aposentada Antônia Pereira da Costa contou que há tempos sofria com o problema de catarata e que tinha dificuldade para procurar atendimento em outro município. Com o mutirão de cirurgia de catarata levado pelo governo a Mata Roma ela pode fazer a tão esperada cirurgia. "Estou muito feliz em poder ter minha visão recuperada. Essa ação tem melhorado a vida de muitas pessoas como eu", disse.

Ainda, na área de saúde a população teve acesso a consultas em clínica médica, pediatria, preventivo de câncer, glicemia, colesterol, PSA, entre outros serviços.

Arquivo do blog