WebNet

WebNet

terça-feira, 7 de maio de 2013

ANAPURUS: Governadora Marcou Presença na Cerimônia de Abertura da Colheita de Soja

A governadora Roseana Sarney participou da solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013, ontem, na Região do Baixo Paranaíba. A cerimônia aconteceu durante as ações do primeiro dia do Governo Itinerante nos municípios de Anapurus e Mata Roma, que receberam atendimento nas áreas de saúde, cidadania, agricultura familiar, entre outros.


"Aqui se instalou uma nova fronteira agrícola gerando mais emprego e renda", declarou Roseana Sarney. Ela disse que o governo estadual vai continuar investindo para que os produtores tenham condições de aumentar as áreas de plantio e escoar a produção. "Esperamos que essa cadeia produtiva seja verticalizada, atraia novos investimentos e crie perspectivas positivas para a economia da região", ressaltou.

A estimativa é de colher 200 mil toneladas de grãos na Região do Baixo Parnaíba, 25% maior do que o registrado no ano passado. A área plantada, também, cresceu 10% em relação a 2012, chegando a 67 mil hectares. A soja na região está concentrada, principalmente, nos municípios de Brejo e Buriti, mas inclui lavouras em Anapurus, Chapadinha, Mata Roma, Santa Quitéria e Urbano Santos.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Claudio Azevedo, a soja se tornou um sucesso na Região do Baixo Parnaíba e cabe ao governo apoiar a pesquisa e garantir infraestrutura para o escoamento da produção. "Chapadinha tem um diferencial em relação a Balsas, pois a soja se encontra a apenas 200 quilômetros do Porto do Itaqui, o que facilita o escoamento", ressaltou.

Os 67 produtores da Associação dos Produtores de Soja do Meio Norte (Aprosoja) informaram que juntos chegam a gerar cerca de 1.340 empregos diretos em períodos de plantio ou colheita, e até 3.350 empregos indiretos nos mesmos períodos. "Aos poucos estamos conhecendo o solo da região, trabalhando com sustentabilidade e obtendo resultados cada vez mais positivos ano a ano", declarou o presidente da Aprosoja Meio Norte, Sérgio Barbiero. 

Itinerante
Em Anapurus, a governadora Roseana Sarney foi recebida com festa pela população. Participam de sua comitiva os secretários de Estado Luis Fernando Silva (Infraesturura), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Claudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Clodomir Paz (Programas Especiais), Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), coronel José Ribamar Vieira (Casa Militar), Sérgio Macêdo (Comunicação Social), Rodrigo Comerciário (Relações Institucionais) e Hildo Rocha (Cidades e Articulação Política), além do deputado federal Chiquinho Escórcio e os deputados estaduais, Marcos Caldas, Fábio Braga e Antonio Pereira; eos ex-deputados Paulo Neto e Vagner Pessoa.

Ao lado da prefeita Tina Monteles, a governadora Roseana conferiu as obras de pavimentação das ruas da cidade de Anapurus, resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal. "Essa é a primeira vez que recebemos o Governo Itinerante em nossa cidade", declarou a prefeita. Ela considera essencial a integração do governo com os municípios. "Somente com apoio temos condições de realizar um governo digno e transparente", ressaltou.

O calçamento de ruas tem mudado a vida das famílias beneficiadas. É o caso do aposentado, Raimundo Rodrigues Monteiro, que há 20 anos mora na Rua da Indústria, no bairro Santo Antonio. "Antes era difícil entrar nessa rua, tinha muita lama e buraco ou muita poeira, mas agora, a situação é outra, viver aqui está bem melhor", destacou.

A governadora, também, conferiu as ações do Governo Itinerante, que garantiu consultas e exames no Hospital Municipal, por meio do Programa Saúde é Vida.

Já o Viva Cidadão tornou mais fácil a vida para quem precisa tirar documentos. Foi o que fez a dona de casa, Maria Luana Albuquerque dos Santos, que saiu do povoado Conceição, no município de Buriti para ajudar a irmã e o sobrinho a tirarem a carteira de identidade. "Achei muito mais fácil tirar os documentos no caminhão do Viva, quando passou por aqui em outra data. Fiquei sabendo que estaria novamente na cidade e trouxe minha irmã e meu sobrinho. O atendimento é rápido e já saímos com o documento", revelou.

O apoio à agricultura familiar está sendo garantido pelo Governo do Estado com a distribuição de sementes selecionadas de feijão. A região vai ser atendida com 21 toneladas fornecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). Somente em Anapurus foram distribuídos 1.370 quilos. Além disso, foram entregues Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf). A estimativa é de entregar 200 DAPs em cada um dos municípios visitados.

"Estamos mais uma vez no interior, trazendo serviços e prestando contas das nossas ações", declarou Roseana Sarney. Ela disse que considera essencial o contato com o povo e ouvir as reivindicações de cada local por onde passa. "As pessoas querem saber o que estamos fazendo e se sentem próximas do governo com a nossa intervenção no interior", destacou.

Nesta terça-feira (7), a caravana do Governo Itinerante segue para Santa Quitéria e Milagres do Maranhão.

Arquivo do blog