WebNet

WebNet

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Notíciass da Paróquia de Chapadinha

Pe. Antonio ladeado pelo casal de fiéis da comunidade de Santa Luzia, D. Maria de Jesus e seu esposo sr. Raimundo Nonato - onde celebrou missa no domingo (10) antes de sua viagem
 
1- Padre António e Ir. Márcia viajaram para Portugal. Tiveram boa viagem e foram esperados pela Ir. Isabel no aeroporto da cidade do Porto. Agradecemos ao casal Raimunda e Edmilson (bairro da Corrente) por ter avisado seu filho em Brasília para os ajudar. Muitas pessoas têm perguntado se Pe. António volta ou não. Depende dos médicos e da decisão dos Superiores do Instituto.
 

2- Por engano, no último número deste Boletim, foi publicada a data em que será realizado o 1º Retiro Paroquial para as Santas Missões. O certo é nos dias 12, 13 e 14 de Abril.

3- Convocamos o Conselho Paroquial para a tarde deste domingo (dia 17), às 15h, no Centro Paroquial. Na agenda estão as matrículas da catequese, a distribuição dos folhetos-mensagem e as visitas aos doentes durante a Quaresma.

4- A Campanha da Fraternidade, este ano, trata de um assunto muito importante: Juventude e Fraternidade. Pedimos a todas as comunidades que realizem os encontros que estão programados no folheto da Campanha (ainda há alguns no Secretariado!) e se continuem a formar grupos de jovens nos bairros. Não podemos abandonar os jovens depois da Crisma, pois essa é a idade em que mais precisam de reflexão e formação cristã. Estamos pensando em trazer para a paróquia um Movimento Apostólico que congregue e oriente nossos jovens nessa idade e neste período da História tão difícil.

5- A notícia da resignação do Papa Bento XVI apanhou-nos a todos de surpresa e muitas pessoas nos telefonaram a pedir explicações. Apenas temos a dizer que o ministério petrino ou o ser sucessor de São Pedro na cadeira de Roma é um ministério, um serviço. Não é um sacramento nem algo que tenha que ser até à morte. Pelo que investigamos já foram seis os papas que resignaram. No caso de Bento XVI achamos ser um ato de sinceridade, coragem e muita lucidez.
 
Quando alguém não se sente mais capaz de desempenhar o ofício em que foi investido deve deixar para outro mais capacitado. Bento XVI vem sentindo-se muito debilitado e sem possibilidades de realizar viagens e continuar a cumprir a agenda de trabalho do Vaticano. Sobre seu pontificado caíram graves problemas como a pedofilia de sacerdotes, certa desunião dos cardeais, desvio de papéis secretos... e a crise e transformação do mundo moderno exigem muita atenção e agilidade nas decisões. Bento XVI, no nosso entender, teve uma atitude corajosa e muito humana que ajuda a desmitificar certa centralização absolutista do Papado. Devemos, sim, agora rezar para que o seu sucessor seja fruto da ação do Espírito Santo que preside à Igreja. O Papa é Pai, Pastor e Guardião da unidade e comunhão na Igreja.
 

6- Fomos convidados para comparecer à primeira sessão da Câmara Municipal que agradecemos, mas por sobrecarga da atividade pastoral não estivemos presente. Os dois sacerdotes estavam na igreja de Cristo Redentor a confessar e a celebrar. E havia também missa na Matriz. Mas queremos desejar a todos que constituem a nossa Câmara Municipal bom trabalho, seriedade e muita competência honesta no desempenho de suas atividades. Estaremos atentos ao que lá se passa. O interesse, a ser medido pelas presenças nessa primeira sessão, não inspira confiança. Lamentamos!
 

7- Agradecemos à Polícia Militar pela atividade na Praça, junto da Matriz, pelo que ajudou a comunidade católica a realizar suas celebrações. Lembramos que no sábado (de carnaval) à noite, fomos muito, mas muito incomodados. E continuamos a lamentar a falta de respeito e provocação pública em realizar baderna nas proximidades da Matriz.
 

8- A construção da Igreja que vai ser dedicada ao Espírito Santo na comunidade de São José, no conjunto das mil casas, continua. Pensamos, se o tempo permitir, colocar o telhado no templo, nesta próxima semana. A Novena de São José, de 09 a 19 de Março, já será realizada na nova igreja.
 

9- Pedimos a todas as comunidades que mandem retelhar as capelas e igrejas. Muita água nas paredes dos templos coloca em perigo os pés das tesouras. Por favor, combinem com pessoas capazes para os telhados serem arranjados.


10- Matriculas da catequese:


- Bairro da Cruz: 25/02 a 01/03 - manhã e tarde


- Bairro da Corrente: 16 a 23/02 – manhã e tarde


- Bairro Sta. Luzia: mês de Fevereiro – manhã e tarde


- Bairro Campo Velho: 18 a 28/02 – manhã e tarde

- Bairro Novo Castelo: 16 a 23/02 - tarde


- Bairro Novo: mês de Fevereiro - sábado e domingo


- Bairro Vila de Fátima: mês de Fevereiro - sábado/manhã e tarde


- Bairro Terras Duras: 11 a 28/02 - manhã e tarde


- Bairro Boa Vista: 18 a28/02 - tarde


- Bairro Recanto dos Pássaros: 14 a 28 /02 - tarde


- Bairro Areal: 14 a 16/02 - manhã e tarde


- Bairro Sto. António: 16 a 23/02 - manhã e tarde


- Bairro Aparecida: 16 a 23 /02 - manhã e tarde


- Centro: 25/o2 a 01/03 - manhã e tarde


- Bairro do Sol: 16 a 23/ 02 - manhã e tarde


- Bairro Tigela: 16 a 28/02 - manhã e tarde.



* Início da catequese Paroquial em todas as comunidades: 09/03/2013.

* Encontro de Formação para catequistas: 01 a 03/03/2013



Do Blog da Paróquia de Chapadinha

Arquivo do blog