WebNet

WebNet

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chuvas danificam BRs no interior do Maranhão

Imagem ilustrativa
Há mais de 5 meses, várias cidades maranhenses estão sofrendo as ações destruidoras causadas pelas fortes chuvas. Segundo informações da Defesa Civil do Estado, no momento, são 4.729 desalojados e desabrigados; mais de 14 cidades monitoradas e ainda BRs como a 316 e 222 cortadas pelas chuvas, principalmente, as que caíram durante esta semana.

Um dos integrantes da equipe da Defesa Civil, o major do Corpo de Bombeiros Teixeira, falou que a situação atualmente está controlada, apesar de ainda haver desabrigados e desalojados, um montante de 4.729; e também as cidades como Açailândia, Arari, Bela Vista, Cantanhede, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Maranhãozinho, Miranda do Norte, Pio XII, Pirapemas, São Luís,Timon e Vitória do Mearim ainda estão sendo monitoradas.

O major comentou que o nível dos rios diminuiu bastante e um dos casos é o Mearim, que apresentou uma baixa de 3 metros. Por conta disso, atualmente, não há registros de desabrigados e desalojados nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, que até o último dia 13, eram 410 desabrigados e desalojados nas duas cidades.

Já algumas estradas federais, que cortam o estado, o cenário é outro, pois, muitas foram cortadas pela chuva, que caíram nestes últimos dias, e praticamente uma parte da Baixada Maranhense está isolada. Na BR-316, nos quilômetros 58, 67 e 181, a água da chuva rompeu o bueiro e apenas meia pista está funcionando, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), recomenda cautela para os motoristas para evitar acidentes na via, principalmente, no período da noite.

A outra que está apresentando problema é a BR-222. A ponte sobre o rio Itapecuru, no quilômetro 210, o tráfego está liberado apenas meia pista e somente para passagem de veículos devido recalque em uma das lajes do tabuleiro, mas, a ponte sobre o rio Pirangi, que fica localizada entre as Chapadinha e Brejo, está normal.

Segundo informações do Centro de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, hoje e amanhã estão previstos pancadas de chuvas forte em grande parte do estado como na capital, Imperatriz, Pedreiras, Trizidela do Vale; e nas demais áreas, sol e entre nuvens.
 

Arquivo do blog