WebNet

WebNet

domingo, 3 de abril de 2011

Maranhão aumenta recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos


O Estado do Maranhão se destaca no recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram recebidas 24 toneladas a mais de embalagens do que no mesmo período de 2010, totalizando 110 toneladas do material, que foi selecionado para as indústrias de reciclagem.

Os estudos do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) apontam que o Maranhão é um dos 12 estados que apresentaram crescimento no volume destinado. Os Estados que tiveram maior destaque foram o Mato Grosso (1.292t); Rio Grande do Sul (664t); Goiás (617t); Minas Gerais (521t); Mato Grosso do Sul (402t); e Bahia (395t), que juntos respondem por 73% do volume total destinado em todo o país.

De acordo com o Inpev, no Brasil foram encaminhadas para o destino ambientalmente correto, 5.280 toneladas de embalagens vazias, representando um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2010. Cerca de 90% do material foi destinado à reciclagem.


Os dados do Maranhão foram apresentados durante a palestra da engenheira agrônoma da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Filomena Antônia de Carvalho, no Encontro de Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, realizado pelo Inpev, esta semana, em São Luís.

O encontro reuniu profissionais dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Pará, Amazonas e Roraima, que discutiram procedimentos operacionais para o recebimento e destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com Filomena Carvalho, existem no Maranhão duas centrais de recolhimento de embalagens nos municípios de Balsas e Imperatriz e um posto em Anapurus, inaugurado no ano passado. Está ainda em implantação um posto localizado no município de Bacabal.

Para aumentar a arrecadação das embalagens também na Ilha de São Luís, a Aged, que é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), realizou, no ano passado, palestras e reuniões com agricultores familiares, orientando sobre o uso correto da destinação das embalagens. O trabalho foi feito em 20 comunidades da zona rural. “A previsão é de que este ano o projeto aconteça também na regional de Bacabal e no município de São Domingos do Maranhão”, afirmou Filomena Carvalho.


Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Agricultura
A Aged tem como meta também para 2011, a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aumentar a fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, nas Unidades Regionais de Balsas, São João dos Patos, Açailândia, Pedreiras, Chapadinha e Imperatriz.
Será implantado pela Aged, o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, com o intuito de estruturar o recebimento em todo o território maranhense.

No período de 2008 a 2010 o trabalho de fiscalização de agrotóxicos da Aged resultou em 1.199 cadastros de agrotóxicos, 350 registros de estabelecimentos comerciais e 36 registros de prestadoras de serviços.

Inpev
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) foi criado após a Lei 9.974/00 que disciplina o recolhimento e destinação final de embalagens dos produtos fitossanitários. A lei atribui as responsabilidades a todos os agentes atuantes na produção agrícola do Brasil, dentre eles, agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público. 

Arquivo do blog