Em meio à constatação de que o Estado do Maranhão apresenta um conjunto de indicadores educacionais bastante deficitários em relação à maioria dos demais Estados da Federação, tem-se uma realidade ainda mais catastrófica na região do Baixo Parnaíba, que encontra-se entre as regiões do Estado com os piores indicadores educacionais.
Nesse sentido, as bibliotecas e os laboratórios de informática podem contribuir para a superação dessa realidade. Contudo, o que se constata no Baixo Parnaíba é, em uma primeira abordagem, falta de espaços apropriados para a estruturação desses ambientes nas escolas.
Nesse sentido, as bibliotecas e os laboratórios de informática podem contribuir para a superação dessa realidade. Contudo, o que se constata no Baixo Parnaíba é, em uma primeira abordagem, falta de espaços apropriados para a estruturação desses ambientes nas escolas.
Por outro lado, em algumas escolas, pode-se perceber claramente que o estado dos laboratórios e das bibliotecas depende, mais, da organização que se pode dar por parte da gestão da escola e da própria comunidade escolar.
Em visita a muitas escolas, encontrou-se entulhos no ambiente das bibliotecas e laboratórios, bem como pilhas de livros e computadores misturados.
Conclamamos os gestores escolares a promoverem um esforço de organização dos espaços pedagógicos extra-classe, em especial os laboratórios de informática e as bibliotecas. Com isso, esperamos conjuntamente contribuir para o avanço dos indicadores educacionais nesta região tão deficitária de nosso Estado e nosso país.
Vale ressaltar que a realidade de descaso em relação às bibliotecas e laboratórios de informática não são de concordância com a Secretaria de Estado da Educação nem com o Governo do Estado do Maranhão, e que a Unidade Regional de Educação do Baixo Parnaíba já está implementando esforços junto aos gestores escolares no sentido da correção das problemáticas.
Em visita a muitas escolas, encontrou-se entulhos no ambiente das bibliotecas e laboratórios, bem como pilhas de livros e computadores misturados.
Conclamamos os gestores escolares a promoverem um esforço de organização dos espaços pedagógicos extra-classe, em especial os laboratórios de informática e as bibliotecas. Com isso, esperamos conjuntamente contribuir para o avanço dos indicadores educacionais nesta região tão deficitária de nosso Estado e nosso país.
Vale ressaltar que a realidade de descaso em relação às bibliotecas e laboratórios de informática não são de concordância com a Secretaria de Estado da Educação nem com o Governo do Estado do Maranhão, e que a Unidade Regional de Educação do Baixo Parnaíba já está implementando esforços junto aos gestores escolares no sentido da correção das problemáticas.
Obs.: Os nomes das escolas foram preservados, mas configuram apenas como representação do quadro da maioria das escolas da Regional.
Jânio Rocha Ayres Teles - Gestor Regional de Educação