A alimentação passou por teste de degustação e de qualidade por técnicos (nutricionista), conselheiros da merenda escolar e alunos do Sistema de Ensino do município. Duas empresas estão cadastradas para fornecer Merenda para as escolas municipais de Chapadinha, neste ano letivo de 2011.
Para a definição do cardápio a ser fornecido às escolas, produtos precisam ser testados. Esse teste foi realizado no último dia 21, com alunos da Unidade Integrada Isaías Fortes, localizado no bairro Tigela. Espontâneamente, cinco alunos/sala, totalizando trinta, participaram dos trabalhos. Antecedendo a parte pelos alunos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE) fizeram a degustação de todos os produtos. A nutricionista Drª Adriane de Souza representou a SEMED e Joselito de Oliveira, como presidente, representou o COMAE. O teste de degustação é feito em parte por causa da variedade e itens. Ao final, todos responderam a um questionário de avaliação.
O teste sensorial precisa de pelo menos 4 pontos ou mais para que os produtos sejam levados às escolas, onde o processo ainda vai passar pela aceitabilidade dos alunos. Após a degustação e teste de aceitabilidade com os alunos, serão escolhidos os produtos com pelo 90 por cento de aprovação.
Seis produtos, entre doces e salgados, passaram pela degustação dos técnicos, conselheiros e alunos. Dentre os produtos degustados havia a sopa de frango e o mingau de tapioca com milho.