WebNet

WebNet

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carlos Henrique Marques: Discurso de Posse Como Novo Secretário Municipal de Meio Ambiente

"Há 16 Anos, após formado e depois de estágio proveitoso  em Goiânia-GO, aqui cheguei unicamente com o propósito de exercitar minha carreira, a Medicina Veterinária.

Não ficou na atividade profissional a minha vida aqui na querida Chapadinha. Como todos sabem, além da função política de Vereador e Presidente da Câmara Municipal, outras funções e cargos públicos me foram confiados, tanto na esfera Estadual quanto na Municipal.

Concursado do Estado e do Município, tenho procurado nesta PREFEITURA e principalmente na AGED, cumprir com zelo e responsabilidade o meu dever.

            Este momento é mais um especial em minha vida. Sou cidadão de Chapadinha e, como tal não poderia me negar a mais uma vez,  dar a minha contribuição à administração do Município.

Sei que o cargo que agora assumo é um cargo político, porém técnico. Trata-se de cargo de Confiança da Senhora Prefeita Danúbia. A  confiança, neste caso, é de mão dupla. Ela confiou em mim para ajudá-la e eu confio nela para o apoio que preciso para estruturar e fazer funcionar, com eficiência, a nova pasta. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA, tem por finalidade coordenar a elaboração e implementação da política ambiental e de desenvolvimento econômico do Município, relativas à promoção e ao fomento da indústria, do comércio e dos serviços, objetivando a sua expansão e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população.

A SEMMA está integrada às demais secretarias e órgãos municipais que trabalham com políticas urbanas, inserindo um componente ambiental nas ações de planejamento, exercendo função estruturante na execução das políticas públicas, procurando garantir que os investimentos e a aplicação da legislação ambiental permeiem todas as ações da Administração Municipal.

Mais que isso, ao licenciar os empreendimentos privados e públicos na cidade, aplica princípios que constituem a sustentabilidade ambiental do desenvolvimento de Chapadinha, buscando garantir qualidade de vida cada vez melhor para um maior número de pessoas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente executa as atividades de gestão da política de meio ambiente no Município, abrangendo o controle e a fiscalização ambiental.

A ela compete, principalmente:

Formular as normas técnicas e os padrões de proteção, conservação e melhoria do meio ambiente (em especial ao nosso RIO MUNIN e as nossas MATAS como no caso do BABAÇU, O PEQUI E O BACURI);

.   Estabelece as áreas em que a ação do Executivo Municipal, relativa à qualidade ambiental, deva ser prioritária;

.    Atua no sentido de formar consciência pública da necessidade de proteger, melhorar e conservar o meio ambiente(ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SANITARIA E AMBIENTAL NAS ESCOLAS)

.  Coordena e elabora planos, pesquisas, projetos e atividades para implementação da política ambiental;

.    Cria e Presta suporte técnico ao Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMAM, órgão colegiado, responsável pela formulação de diretrizes da Política Municipal de Meio Ambiente e pela outorga da Licença Ambiental. 
                         
Além da municipalização da Semma (que já será um grande desafio), outro grande desafio é adequar o Município de Chapadinha à  lei Nº 12.305 sancionada em  02 de agosto de 2010 regulamentada em dezembro, que instituiu a política de resíduos sólidos. Ela estabelece diretrizes e responsabilidades sobre descarte, reciclagem e reutilização do lixo. Um dos principais pontos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que determina que todos os lixões do País sejam fechados até 2014. O lixo que não pode ser reciclado terá de ser enviado a aterros sanitários, onde serão estocados de forma adequada para evitar a contaminação do solo e da água. “É uma meta difícil, mas está na lei. Temos que cumprir”.

Portanto, ao aceitar o seu convite e a missão, assumo também o compromisso  de tudo fazer para honrar esta confiança e de procurar fazer tudo que estiver ao meu alcance para  corresponder à sua expectativa e da população.

Ela sabe o que está fazendo, conhece minhas qualidades e meus defeitos.

Estou pronto, sinto-me preparado para enfrentar mais esse desafio em minha vida. Sei que vou arrostar incompreensões, não me preocupo com isso. Convencí-me dos propósitos da Prefeita Danúbia, falou-me ela que quer reorientar sua administração, QUER IMPRIMIR A MARCA DE SEU AMOR À TERRA, com TRABALHO, HONESTIDADE, SERIEDADE E COM DEDICAÇÃO.

Conte comigo nessa empreitada. Junto-me aos seus auxiliares na certeza de que hei de com eles colaborar assim como espero a colaboração de todos, para que, de mãos dadas, possamos apresentar, no final do mandato da Prefeita Danúbia, que está na metade, um balanço positivo de desenvolvimento em todos os setores da administração. 

Por fim agradeço a DEUS por nos proporcionar mais essa oportunidade em ajudar o nosso MUNICÌPIO a CRESCER com nosso suporte técnico.

Agradeço aos que aqui compareceram para prestigiar o ato, à minha esposa Renata, a minha filha Ana Letícia e ao Pedro meu filho amado, ao meu amigo, colega de trabalho e compadre José Ivo,  agradeço aos meus pais que, nunca deixaram de me apoiar e que estão torcendo por mim.

Por fim agradeço a DEUS por nos proporcionar mais essa oportunidade em ajudar o nosso MUNICÍPIO a CRESCER com nosso suporte técnico e a confiança em mim depositada pela Prefeita Municipal Danubia Loyane de Almeida Carneiro. Espero não fracassar nesse mais novo desafio. 

Muito Obrigado!"

Arquivo do blog