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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Engenheiros na Escola

 Moisés (E) com companheiros de trabalho

Por: Moisés Fontenele - Engenheiro
O projeto Engenheiros na Escola é uma ação voluntária, idealizada pela VALE que mobilizou 190 voluntários, entre vários profissionais como Engenheiros e Técnicos de Edificações. A ação que teve início no último final de semana (sábado, 20; e domingo, 21), será concluído no próximo fim de semana (sábado, 27; e domingo, 28).

Essa ação foi direcionada para atender os municípios de Santa Rita, Anajatuba e Cidelandia. O amigo que vos fala, participou da equipe responsável pelos trabalhos do dia 20/11. Fomos divididos em duplas (sempre um engenheiro e um ajudante), onde cada dupla ficou responsável pelo levantamento de duas ou três escolas. Alem do levantamento da escola, também fiquei na equipe de Cadistas, os quais são responsáveis pela confecção dos desenhos (planta baixa, planta de locação, planta de situação e corte) que também fazem parte da documentação do LSE, assim como o relatório de fotos.  

A ação é tão importante que tivemos a presença de uma equipe de reportagem do canal FUTURA que fez uma reportagem informando toda essa ação voluntaria e em que ela estaria contribuindo para as escolas e seus beneficiários.

Sinceramente, foi uma experiência bastante gratificante. Foi a primeira vez em que estive envolvido em um trabalho voluntário em que pude utilizar meus conhecimentos em Engenharia para ajudar outras pessoas. Espero que passados um ou dois anos, eu possa está aqui novamente deixando mais um relato dessa ação, mostrando novas escolas construídas, reformadas e melhoradas com os recursos federais que foram garantidos através do LSE realizados pelo “ENGENHEIROS NA ESCOLA”.

Um abraço a todos os leitores desse Blog, que essa experiência sirva de exemplo para sociedade de Chapadinha e que ações como essa possam acontecer nessa cidade que tanto gosto e torço pelo seu crescimento.

Apresentação
O Fundo Nacional de Desenvolvimento – FNDE produziu, no âmbito da sua política de fomento ao desenvolvimento de tecnologias educacionais para apoiar a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, um sistema informatizado, denominado Levantamento da Situação Escolar – LSE, para cadastramento da situação de infraestrutura física, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos e escolares, recursos humanos e acessibilidade das escolas da rede publica de ensino, tendo como referencia os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE pelo Ministério da Educação – MEC.

O que é o LSE?
O Levantamento de Situação Escolar – LSE é uma tecnologia informatizada de gestão da rede publica escolar, desenvolvida e testada pelo MEC/FNDE, que tem como um dos seus objetivos, identificar o nível de cumprimento dos Padrões Minimos de Funcionamento da Escola – PMFE estabelecidos pelo Plano Nacional de Desenvolvimento – PNE, por parte das escolas publicas de educação básica e profissionalizante.

Enquanto ferramenta complementar do Plano de Ações Articuladas – PAR, o LSE faz parte do conjunto de ações que o MEC está mobilizando para apoiar a efetiva implantação do Plano de  Desenvolvimento da Educação – PDE em todos os sistemas públicos estaduais e municipais de educação.

A compilação dos dados levantados pelo LSE, através da emissão de relatórios gerenciais, disponibiliza uma ferramenta de gestão que subsidia e detecta as necessidades de reforma, ampliação e construção, bem como de aquisição de mobiliário, equipamento e materiais didáticos e escolares e formação continuada de profissionais da educação estabelecendo as prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação.

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