WebNet

WebNet

sábado, 20 de março de 2010

Governo do Estado entrega novos pólos tecnológicos

Chapadinha, também, será contemplada com Centro de Capacitação Tecnológica
Na próxima segunda-feira (22), O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Sectec) entrega à população dos municípios de Carolina e Açailândia os novos Pólos Tecnológicos da Universidade Virtual.

Com um investimento da ordem de R$ 27 milhões, a expectativa é que o Governo do Maranhão implante mais pólos tecnológicos este ano, saltando para 29 o número de unidades. A meta faz parte do Plano de Ação da Sectec e da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) 2009-2010, que tem a expansão da rede estadual de educação profissional como uma de suas principais marcas.

A construção e ampliação dos pólos estão sendo realizados por meio de convênio firmado entre a Sectec e o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. Implementar políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal, integradas à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, nas modalidades presencial e à distância, é o objetivo central do Programa.

Conforme a programação, também serão contemplados com centros de capacitação tecnológica os municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e São José de Ribamar, cujos projetos foram aprovados no ano passado.

O governo do Estado, de acordo com o convênio firmado, ficará responsável pela manutenção das escolas, contratação de professores, democratização da gestão escolar, adequação dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e implantação do Plano Estágio em todas as escolas.

Entenda o Programa Brasil Profissionalizado
- Incentivados a retomar o ensino profissional, estados e municípios receberão assistência financeira e técnica (obras, gestão, formação de professores) para oferecer, em contrapartida, novas matrículas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em sua rede de educação pública de forma inteiramente gratuita, com qualidade e eficiência;

- O aluno, além de receber a formação para ter acesso ao emprego, deve ter bagagem suficiente para uma gestão autônoma e empreendedora, não só sobre os bens econômicos externos, como também no âmbito familiar e em sua vida pessoal.

Municípios com pólos tecnológicos atualmente:
São Luís (dois pólos), Carolina, Porto Franco, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Zé Doca, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e Brejo.

Arquivo do blog