WebNet

WebNet

sexta-feira, 29 de maio de 2020

ANAPURUS | Prefeitura Adquire Novos Aparelhos para Acompanhamento do Tratamento e Recuperação de Pacientes

Foto real dos aparelhos adquiridos pela Prefeitura

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 29.Maio.2020


A prefeitura de Anapurus - por meio da Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para manter os devidos cuidados com a população anapuruenses e realizou a aquisição de novos aparelhos para auxiliar no acompanhamento do tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pela pandemia Covid-19.

Foram adquiridos monitor cardíaco multiparamétrico, bomba de infusão e aparelho eletrocardiograma. Os usuários realizarão os exames na Unidade Básica de Saúde conforme indicação médica.

Estamos diante de uma pandemia - que diga-se de passagem, tem atingido um grande número da população mundial -, e uma das diversas maneiras para reduzir esse número gritante é por meio de tecnologias avançadas que chegam no âmbito dos equipamentos eletromédicos. Ameniza nossa preocupação saber que inúmeros aparelhos foram desenvolvidos para solucionar esses tipos de recorrências, já há bastante tempo até os dias de hoje.

Prefeitura disponibiliza o DiskCovid

Dentre esses equipamentos adquiridos pela prefeitura de Anapurus, há aquele bastante usado por médicos e enfermeiros, o Monitor Multiparâmetro, que possui, geralmente, o fundo da tela na cor preta e os parâmetros coloridos para facilitar a visualização. Como o próprio nome já diz, o grande objetivo desse equipamento é apresentar para o médico, em tempo real, as condições do paciente, se ele está estável ou não. Além disso, ele verifica de forma contínua os batimentos cardíacos, podendo o médico atuar de forma antecipada, evitando mortes. O monitor de paciente pode ser configurado em diversos parâmetros.

Monitor cardíaco multiparamétrico
Imagem meramente ilustrativa

O Monitor multiparamétrico é um dos principais equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente.

Podemos dizer que, entre os milhares de equipamentos eletromédicos existentes, o monitor multiparâmetro está na lista dos mais importantes dentro do hospital.

Por isso é de suma importância que ele esteja sempre com as manutenções e laudos em dia para que possa dar o melhor suporte à vida daquele paciente e assistência ao médico para seu diagnóstico preciso.

Os monitores podem ser utilizados em setores como triagem, emergências, centros cirúrgicos e leitos de CTI.

Para os monitores mais simples, também chamados cardioscópio ou monitor cardíaco, o único parâmetro a ser monitorado é o ECG - Eletrocardiograma, que acompanham o monitoramento das taquicardias e bradicardias. Normalmente nada mais é monitorado.

Já no monitor multiparamétrico há uma infinidade de recursos e parâmetros que a equipe médica poderá monitorar no paciente, onde inclusive se pode conectar o monitor com prontuários eletrônicos (MV ou TASY) e centrais de monitoração com comunicação bilateral.

Através do eletrocardiograma (ECG), o monitor multiparâmetro de sinais vitais acompanha os batimentos cardíacos do paciente que são captados através do cabo de ECG que é conectado em alguns pontos do peito do paciente.

Eletrocardiograma
Imagem meramente ilustrativa

ECG – Eletrocardiograma

Os usuários realizarão os exames de eletrocardiograma na Unidade Básica de Saúde conforme indicação médica.

O eletrocardiograma é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.

Esta é mais uma grande conquista da Administração Municipal que visa sempre o melhor para a saúde dos munícipes de Anapurus/MA.

O parâmetro eletrocardiograma, ou simplesmente ECG, é uma representação gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento.

A partir dele é possível calcular a frequência cardíaca, ou seja, a velocidade do ciclo cardíaco que será medida pelo número de contrações do coração por minuto (bpm). 

Com a disposição dos eletrodos no corpo do paciente irá gerar sinais, os quais são denominados como derivações, essas são captadas por um cabo de ECG, que pode ser de 3 ou 5 vias.

Dependendo do tipo de patologia, as derivações possuem alterações diferentes uma das outras, o que permite o médico dar o diagnóstico assertivo.

Bomba de infusão
Imagem meramente ilustrativa

Bomba de infusão é utilizada para a administração de nutrientes e medicamentos.

É um aparelho médico-hospitalar ou veterinário, utilizado para perfundir líquidos tais como fármacos ou nutrientes, com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica.

A bomba de infusão é indicada para todo o paciente com prescrição de infusão em via parenteral ou enteral, nos casos onde se faz necessária a garantia rigorosa do gotejamento dos medicamentos prescritos.

A bomba infusora é um dos mais práticos recursos habitualmente disponíveis na UTI e/ou Sala de Emergência, e mesmo em algumas ambulâncias modernas. Permite administrar de maneira confiável os fármacos mais delicados de acordo com dosagens de mg/min ou ml/h. Normalmente utilizada em pacientes que precisam controle rigoroso do gotejamento.

*Com contribuição do Blog Arkimeds e Blog Tecnoclin


Publicidade


Arquivo do blog