WebNet

WebNet

quinta-feira, 28 de maio de 2020

AGED/MA Alerta para os Cuidados Durante a Vacinação Contra Febre Aftosa

A campanha, vai acontecer até o dia 30 de junho

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 28.Maio.2020

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) faz um alerta para os cuidados na hora de vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

A primeira etapa da campanha que, neste ano, vai começar na próxima segunda-feira (1°), visa garantir a adequada orientação sobre a execução da vacinação durante a pandemia da Covid-19 e os procedimentos e cuidados para que a imunização dos animais ocorra satisfatoriamente, sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos profissionais do serviço veterinário oficial.

Produtores e veterinários devem observar o protocolo de cuidados na hora de vacinação, que recomenda evitar aglomeração desnecessária de pessoas no momento do manejo do animal e da vacinação; fazer o uso de máscara; lavar bem as mãos antes, durante e depois da aplicação da vacina; realizar a limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação; manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas; seguir as orientações do médico veterinário de manter o manejo sanitário dos animais; manter a temperatura da vacina entre 2° a 8°, dentre outros.

De acordo com a fiscal estadual agropecuário da AGED/MA, Margarida Prazeres, responsável no Estado pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o objetivo é imunizar mais de 8 milhões de bovinos e bubalinos no Maranhão, realizando a campanha de forma segura para os produtores rurais, equipe técnica e demais envolvidos nesse processo.

A campanha, que vai acontecer até o dia 30 de junho, deve imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação de todo rebanho é importante para manutenção do atual status do Maranhão, que é de livre da aftosa com vacinação, nos preparando para alcançar o status de zona livre sem vacinação.

Publicidade

Prazo estendido

Os criadores vão ter um prazo maior para comprovar a vacinação do gado e devem ficar atentos para fazer a comprovação no escritório da AGED/MA onde a sua propriedade está cadastrada. O prazo vai até o 31 de agosto para evitar aglomeração nos escritórios da Agência.

O criador pode optar pelo agendamento para apresentar o comprovante de vacina ou fazer de modo eletrônico, seguindo as orientações disponíveis no site da AGED/MA (www.aged.ma.gov.br), necessárias para realizar a comprovação. A recomendação é que o produtor não deixe para fazer a comprovação no último dia do prazo.

Quaisquer dúvidas para realizar a comprovação, basta acessar o site da AGED/MA, para acesso aos contatos de e-mails e telefones, além de informações que estão disponíveis em nossas redes sociais. Está disponível também o telefone da ouvidoria através do (98) 99132-0441.



Publicidade


Arquivo do blog