WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

CHAPADINHA | Bares e Donos de Barracas Ignoram Endurecimento da Lei e Vendem Bebidas a Menores de Idade

Imagem meramente ilustrativa

No ultimo final de semana, ocorreu vários eventos em nossa cidade, alguns destes eventos foi realizado em logradouros públicos, e o que se ver é uma grande quantidade de menores consumindo bebida alcoólica livremente, donos de bares e barraqueiros estão vendendo livremente bebidas a estes jovens e crianças. Desde março de 2015, vender, dar ou servir bebida alcoólica para menores de idade deixou de ser uma contravenção penal e se tornou crime com pena que varia entre dois e quatro anos de prisão.

Com o período das festividades carnavalesca, este consumo tende a acontecer por diversas vezes, e para evitar uma possível prisão e multa, os donos de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas devem pedir documento de identidade para quem está comprando o produto, ter placas indicativas da proibição da prática, oferecer separadamente nas geladeiras bebidas alcoólicas e não alcoólicas e vigiar se não há menores consumido álcool dentro do seu comércio.

Por que a lei não pega?

O álcool é uma droga socialmente aceita e, muitas vezes, seu uso é estimulado até mesmo dentro de casa. Diferente das drogas com menor aceitação, como a maconha, o consumo de bebida alcoólica não é visto como um problema nem como um sinônimo de abuso, mesmo se consumido todos os dias. O álcool deixou de ser visto como droga e passou a ser visto apenas como uma forma de lazer.

Espero que os órgãos responsáveis pela fiscalização sejam mais atuante quanto a esta questão, que sejam firmadas parcerias para barrar o consumo entre jovens e crianças durante o carnaval e outros eventos em nossa cidade.


publicidade


Arquivo do blog