WebNet

WebNet

quarta-feira, 26 de abril de 2017

UEMA Lança Programa ‘Ensinar’ para Formação de Professores


O Ensinar tem o objetivo de formar professores para o exercício da docência na Educação Básica.


Nesta quinta-feira (27), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançará o novo programa de formação de professores da Instituição: o ‘Ensinar’. A cerimônia será comandada pelo governador Flávio Dino e realizada às 14h no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís.

O ‘Ensinar’ tem o objetivo de formar professores para o exercício da docência na Educação Básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

O fortalecimento da política de formação de professores para a Educação Básica do Estado do Maranhão é também uma das principais metas do Programa. Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o ‘Ensinar’ deverá contribuir para a mudança dos indicadores sociais e educacionais do Estado, além de oportunizar aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais.

Cursos Ofertados

Neste primeiro momento do programa serão oferecidos pela UEMA, em diversas cidades do Maranhão, os seguintes cursos: Ciências Biológicas Licenciatura; Matemática Licenciatura; História Licenciatura, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Pedagogia.

Aulas

A previsão para início das aulas será agosto de 2017 e término no segundo semestre de 2021. O público alvo do programa serão professores das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, além dos egressos do ensino médio da comunidade em geral.

Trajetória

No ano de 1992, a UEMA iniciou seu primeiro programa de formação docente, com a finalidade de atuar e contribuir, junto ao Governo, no desenvolvimento de uma política de formação de professores da Educação Básica.

O pioneiro foi o Programa de Capacitação Docente (PROCAD); posteriormente ganhou nova ordenação com o Programa de Qualificação Docente (PQD) e; em 2009, passou a atuar com o Programa Darcy Ribeiro, que teve suas atividades finalizadas neste primeiro semestre de 2017.


Publicidade



Arquivo do blog