WebNet

WebNet

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ENADE - Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) Mantém Desempenho Satisfatório

A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) obteve desempenho satisfatório com nota 03, 
a mesma alcançada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

*Edição: Sousa Neto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

O cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de desempenho de uma Unidade de Observação, que consiste no conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação específica do Enade de uma Instituição de Educação Superior (IES) em um dado município, resulta em uma nota de 1 a 5 – sendo satisfatórias notas acima de 3. As notas com indicador 1 e 2 precisam sanar suas deficiências sob pena de serem descredenciadas do MEC.

Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação.

Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso.

Acesse aqui a lista com as notas do Enade 2014, publicada no Diário Oficial da União. (Para ver a nota da Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP, confira a página 82)

*Com informações da Agência Brasil


Publicidade



Arquivo do blog