WebNet

WebNet

sábado, 6 de outubro de 2012

Urna de Chapadinha Está Entre Três Sorteadas no Estado para Votação Paralela

- Foram sorteadas uma urna de Chapadinha, uma de São Luís e uma de Pinheiro, para verificação de funcionamento;
 
- Em Chapadinha (42ª ZE), a urna sorteada foi a da 91ª Seção, que funciona na escola municipal U.E Nossa Senhora Aparecida (Bairro Nsa. Sra. Aparecida).
 
 
Sorteadas urnas da votação paralela no Maranhão
 
Três urnas, uma de São Luís (90ª ZE – seção 87), outra de Chapadinha (42ª ZE – seção 91) e uma terceira de Pinheiro (106ª ZE – seção 140) foram sorteadas para passarem pela votação paralela, uma auditoria, por amostragem, de verificação do funcionamento do equipamento, que ocorre no mesmo dia e horário da votação oficial marcada para este domingo (7).


As urnas serão recolhidas dos seus locais de votação para São Luís pelos servidores César Serpa e Flávio Miranda (membros da Comissão Paralela) e pela auditora Karoline Gomes Soares. O sorteio foi realizado neste sábado (6) às 9h, durante cerimônia realizada no auditório Irtes Cavaignac, do prédio-anexo à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que foi aberta aos partidos políticos e público em geral.
No Maranhão, a Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) é presidida pela juíza Márcia Cristina Coelho Chaves. “Para agilizar a busca das urnas, a Comissão usará uma aeronave”, informou a magistrada.


Como funciona a votação paralela

Na véspera da eleição, são sorteadas 3 urnas eletrônicas dentre todas as seções do Estado, sendo uma delas obrigatoriamente da capital. Conhecidas as seções que passarão por auditoria, são distribuídas cédulas de votação paralela em branco e listas dos candidatos aos fiscais presentes, de modo que estes possam preencher com os números dos candidatos que concorrerão nos municípios sorteados.


Preenchidas e recolhidas, estas cédulas são guardadas em urnas de lona específicas para cada município, sendo lacradas e remetidas para o local da auditoria, onde permanecem sob a guarda de agentes da Polícia Federal, juntamente com as urnas eletrônicas sorteadas.


No domingo (7), em cada urna eletrônica sorteada, é feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se os candidatos que concorrem naqueles municípios e as inscrições dos eleitores habilitados nas seções sorteadas.


Após a emissão dos relatórios denominados de “Zerésima”, expedidos pela urna e pelo sistema de apoio à votação paralela, são iniciados os trabalhos de auditoria. Todos os procedimentos no ambiente da votação paralela são filmados em tempo integral, por câmeras posicionadas na frente do terminal do eleitor.


Caso não haja coincidência entre os resultados, deverá ser rastreada, nas fitas de vídeo, a gravação dos votos que apresentaram diferença.
 
 
 

Arquivo do blog