WebNet

WebNet

sábado, 7 de julho de 2012

URBANO SANTOS: Município Recebe Retroescavadeira do Governo Federal


Noventa e nove municípios maranhenses, cuja população é menor que 50 mil habitantes e integram o Programa Territórios da Cidadania, receberam nesta sexta-feira (6) retroescavadeiras doadas ao Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, um investimento de R$ 17,5 milhões. As máquinas foram adquiridas para a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Maranhão.


Durante seu pronunciamento, o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal e representante do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Maranhão é o estado contemplando com o maior número de retroescavadeiras.


"Por conta de uma agenda muito intensa isso não foi possível, mas estamos aqui para entregar as máquinas aos prefeitos e anunciar uma nova etapa do programa. A nova etapa é a aquisição de mais 3.591 retroescavadeiras e 1.300 motos niveladoras, anunciada pela presidenta", explicou Sérgio Lopes. Já está disponível no site do MDA a possibilidade dos municípios se cadastrarem para adquirir as novas máquinas.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, no Maranhão há 262.089 estabelecimentos da agricultura familiar, o que representa 91% do total de estabelecimentos rurais do Estado. Mais de 858 mil pessoas trabalham nesses empreendimentos, o que representa 87% da mão de obra ocupada com campo maranhense. Os agricultores familiares são responsáveis por, nada menos que, 93% da produção estadual de café, 89% do arroz em casca, 86% do feijão e da mandioca e 56% do leite.


Contemplados
Os municípios contemplados com as máquinas pertencem às regiões do Alto Turi e Gurupi (17 municípios); Baixada Ocidental (14); Baixo Parnaíba (12); Campos e Lagos (10); Cocais (12); Lençóis Maranhenses (9); Médio Mearim (15) e Vale do Itapecuru (9). Todos os municípios que receberam as retroescavadeiras fazem parte do programa Território da Cidadania, com exceção do município de Bom Jardim


Do Blog Urbano Santos Online
Com informações da Secom do Estado (o texto é do iMirante, com modificações).

Arquivo do blog