WebNet

WebNet

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Trânsito cada vez mais louco em Chapadinha: três acidentes resultam em um morto e três feridos


O Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA, em Chapadinha, foi um alvoroço só na tarde e na noite do último sábado, 18 de junho. Além dos atendimentos normais, que não são poucos - uma vez que vem gente de toda a região o dia inteiro – três graves acidentes chamaram a atenção. A todo o instante ouvia-se o barulho das sirenes da ambulância ou da viatura da PM.

O mais grave dos acidentes, envolvendo duas motos, aconteceu por volta da 19h40, na MA 230, próximo à MASUL, resultando na morte de Ivomar de Araújo Lima, de 39 anos, conhecido como Romário.

O condutor da outra moto, o marceneiro João Paulo, de 21 anos, sofreu um ferimento na cabeça e fraturou o fêmur esquerdo. O também marceneiro, Edilson Araújo da Silva, de 27 anos, que andava com João Paulo, nada sofreu. João Paulo foi encaminhado a São Luís.

Como foi
De acordo com Edílson, ele e o amigo vinha no sentido Boa Vista/Centro, quando Romário, que seguia no sentido oposto, surgiu detrás de uma carreta, quando tentava fazer uma ultrapassagem. “A gente tinha acabado de sair do Posto Pinheirão e ia para casa, quando ele saiu de repente, de trás da carreta. Foi tudo muito rápido. Não deu pra evitar o choque”, disse Edílson. A Polícia está apurando para saber as verdadeiras circunstâncias do acidente.


Acidente na Gustavo Barbosa
Cerca de meia hora antes, havia acontecido um acidente na Gustavo Barbosa. A comerciante Aurilane Mascarenhas (foto ao acima), dona de uma papelaria na Avenida Presidente Vargas, caiu de moto, quando vinha pela rua onde fica o Bar do Chico Mendes (Chico Tripa) para acessar a rua Gustavo Barbosa. Ela teria perdido o controle da moto e caído violentamente, sofrendo afundamento maxilar, múltiplas escoriações e suspeita de traumatismo craniano.

Ela foi encaminhada para São Luís, mas como a ambulância que está em Chapadinha não tinha condições de viajar e a outra tinha acabado de levar dois pacientes à capital, os familiares tentavam conseguir ambulância de Mata Roma ou de Anapurus. Até o fechamento da matéria, o problema ainda não havia sido solucionado, para desespero de familiares e amigos da vítima.

Acidente à tarde
Em outro acidente ocorrido por volta das 15h50, o menor João Vítor, de 14 anos, quebrou o tornozelo esquerdo e foi levado a São Luis, meia hora depois. Não temos mais detalhes sobre este acidente.

De acordo com os policiais militares que atenderam a estas ocorrências, é cada vez maior a imprudência dos condutores de veículos em Chapadinha. Andam sem capacete, em alta velocidade, muitas vezes sob efeito de bebidas alcoólicas e desobedecem a sinalização. "Quando estamos nas ruas, fiscalizando, dizem que somos chatos", disse um dos PMs.

A Guarda Municipal também está nas ruas, fiscalizando e autuando os infratores, mas têm encontrado dificuldades, já que muitos dos condutores os desafiam na frente de todo mundo.

Muitos dos condutores ou donos de veículos que foram autuados, estão reclamando da ação da Guarda de Trânsito. O comandante da Guarda, Kerley Pimentel se defende. "Antes, quando não havia fiscalização, muita gente reclamava. Agora que a Guarda está autuando, estão criticando. É importante lembrar, que estão sendo autuados apenas os infratores. Quem age certo, não é punido. Não dá mais para continuar só fazendo campanhas educativas. Já fizemos isso várias vezes. Além do mais, quem dirige, sabe suas obrigações", exclamou.

Arquivo do blog