Star Clinic

Star Clinic

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SEMED Recebe Ônibus do Programa "Caminho da Escola"

O transporte escolar realizado pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ganhou reforço para a melhoria da qualidade do serviço. O município recebeu na última quarta-feira (16) um ônibus escolar do Programa Caminho da Escola, em parceria com o Ministério da Educação. O veículo, que tem capacidade para 48 passageiros sentados, servirá para transportar alunos do Sistema Municipal de Ensino, da zona rural para a zona urbana. 

Diante da dificuldade de tráfego dos ônibus escolares por certas estradas de terra, o FNDE decidiu lançar esse modelo de ônibus que permitirá trafegar em vias mais acidentadas. O transporte recém-chegado à Chapadinha é de modelo IVECO CityClass, atendendo especificações exclusivas impostas pelo governo federal na categoria ORE 01C, que trata de micro-ônibus para o transporte de estudantes da zona rural. Os veículos tem um bloqueio de diferencial, chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Também possuem sistema de ventilação e equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que pode ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Em função disso, a porta dos veículos é mais larga: o vão livre é de 95 cm, a fim de facilitar o manuseio da cadeira.

Renovação
O programa Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações próprias para o transporte de estudantes e adequado às condições de tráfego das estradas da zona rural.

O programa consiste na aquisição de ônibus, por meio de pregão eletrônico. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro. 

Para a prefeita, Danúbia Carneiro, o ônibus irá beneficiar aos alunos e aos pais. “Essas aquisições reforçam a frota escolar dando mais comodidade aos alunos e tranqüilidade e segurança aos pais”, destacou.

A prefeita afirmou ainda que serão realizadas novas gestões, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no sentido de ampliar ainda mais a renovação da frota do transporte escolar, com a possível aquisição de mais três unidades para o município de Chapadinha.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog