WebNet

WebNet

domingo, 6 de junho de 2010

Cmte. da 4ªCI/PM, Major Edvaldo Mesquita, Participa de Formação do Conselho Comunitário de Segurança em Belágua

O município de Belágua foi a 51ª cidade a ser contemplada com a formação dos Conselhos Comunitários de Segurança no interior do Maranhão. Neste final de semana, a Secretaria de Segurança Pública – SSP esteve presente para que, junto com lideranças comunitárias locais, concluíssem mais uma etapa do projeto. Este 51º Conselho formou 64 membros da comunidade belaguense das quais 30 tornaram-se eleitos somando-se ainda, à representatividade de um membro nato da Polícia Militar da região.

Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, que visa capacitar pessoas da própria comunidade onde moram para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre lideranças locais.

Autoridades - Estiveram presentes na cerimônia de formação do Conselho em Belágua, várias autoridades estaduais e locais, dentre elas o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Edvaldo Mesquita (foto acima) e dezenas de representantes da sociedade civil organizada da região.

Resultados - O município de Belágua faz parte da circunscrição de Chapadinha, município da Baixada maranhense com cerca de 85 mil habitantes. De acordo com o major Edvaldo Mesquita, comandante da 4º CI da PM de Chapadinha, o município registra 8 meses sem homicídios. Ainda segundo ele, a participação da instituição em conjunto com a população é um dos motivos para que a segurança do município esteja em evidencia, já que em Chapadinha o Conselho Comunitário já existe desde o ano passado.

Além deste, há ainda, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que promove palestras sócio-educativas aplicado pela Policia Militar nas escolas públicas a alunos das 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, com temas como prevenção à violência, uso de substâncias entorpecentes com aplicação de flúor e distribuição de cestas básicas.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública/Governo do Maranhão.

Arquivo do blog