WebNet

WebNet

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Caravana Itinerante promove reunião em Chapadinha


O secretário estadual da Educação, César Pires (foto), coordenará, nesta quinta-feira (9), a terceira reunião da caravana do programa Seduc Itinerante, com gestores, técnicos e professores da rede estadual de ensino. Desta vez, o encontro ocorrerá na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha. O encontro será realizado das 10h às 12h e das 14h às 18h no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP/CRESU), localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida.

O programa Seduc Itinerante vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde maio deste ano, com o objetivo de estreitar as relações da direção da secretaria com os gestores, técnicos e professores de escolas de suas unidades regionais, garantido melhor planejamento das ações e melhoria da educação na rede estadual de ensino.

O Seduc Itinerante visa também sensibilizar e motivar os atores educacionais a garantirem melhor desempenho dos alunos da rede no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O encontro possibilita ainda a avaliação do impacto das enchentes no calendário escolar e a apresentação de projetos como Gestão Escolar, Informatização, Ensino Médio Inovador e outros.

As reuniões já foram realizadas nas UREs de Itapecuru-Mirim e de Rosário. Também estão previstas reuniões com as equipes de Caxias, Codó, Balsas, Bacabal, Imperatriz, São João dos Patos, Pinheiro e Viana.

“O Seduc Itinerante é uma forma de nós, direção da Seduc, estarmos mais próximos dos gestores regionais. Durante as reuniões conhecemos melhor a realidade de cada região, de cada escola e assim, juntos, planejamos melhor a infraestrutura e promovemos os avanços pedagógicos e administrativos para termos a escola que queremos para os alunos da rede estadual”, disse o secretário César Pires. Para ele, a iniciativa também mostra a importância que a atual gestão estadual dá aos gestores, técnicos e professores que atuam no interior do estado.

PROGRAMAÇÃO
No horário da manhã está prevista a seguinte programação: abertura oficial, feita pelo secretário César Pires, que proferirá palestra com o tema “Educação no Maranhão – Um desafio a ser superado”. Em seguida, os representantes das secretarias-adjuntas da Seduc vão expor os projetos que serão desenvolvidos este ano. Falarão a secretária-adjunta de Coordenação das UREs, Sâmia Moreira; a gestora da URE de Rosário, Lúcia Helena Rodrigues Cavalcante; o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Raimundo do Vale; a assessora da Seduc, Zefinha Bentivi; e a secretária-adjunta de Ensino, Graça Tajra. Haverá ainda, o debate de assuntos como calendário escolar 2009/2010, diário de classe, conteúdos, Plano Emergencial (enchentes), Plano de Acompanhamento Pedagógico, educação básica, procedimentos do ENEM, gestão escolar e outros. A gestora da URE de Chapadinha, Almiralice Aguiar Hortegal (foto), também exporá as questões relativas à Regional.

À tarde, a programação será iniciada com a apresentação da secretária-adjunta de Suporte à Educação, Carmen Cassas, que falará sobre infraestrutura de escolas (reforma, construção e ampliação) prevista no Plano Emergencial, transporte e merenda escolar, patrimônio, manutenção e mobiliário escolar. Em seguida, os gestores das UREs exporão as questões de logística, materiais, equipamentos, pessoal, vigilância e outros.
Fonte: Seduc

Arquivo do blog