WebNet

WebNet

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bodas de Prata do Casal Candeira


Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil, é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.

Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".

De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.

Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.

A própria definicação da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene.

É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Casal Candeira - 25 Anos de Casamento!
No último domingo (28/jun), alguns casais da Pastoral Familiar de Chapadinha, estiveram na residência do casal Bernarda e Candeira, na cidade de Humberto de Campos (MA), para juntos comemorarem as Bodas de Prata (25 Anos) de casamento dos "pombinhos". O casal chapadinhense Candeira, fazia parte da comunidade São Raimundo, no bairro Corrente.

Arquivo do blog