WebNet

WebNet

segunda-feira, 29 de junho de 2009

AGED promove encontro para apresentação de nova diretoria regional

Por: Antenor Ferreira da equipe LocalNoticias
Contando com a presença do diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Luís Augusto, membros da Agerp, Ibama, poder público e outros orgãos, foi realizado na noite da última quinta-feira, dia 25, no auditório do Sebrae, um encontro que marcou a apresentação oficial da nova diretoria regional (baixo parnaíba) do orgão e avaliação de dados da vacinação do rebanho bovino maranhense contra Aftosa, após prorrogação do prazo da campanha por mais 30 dias.

A prorrogação do prazo, motivada em virtude das fortes chuvas que assolaram por meses o estado do Maranhão, impossibilitando a devida vacinação, foi estendida de 30 de Maio a 30 de Junho.

No evento foram colocados em pauta os dados do andamento da vacinação do rebanho na reta final da campanha, nos principais municípios maranhenses, como Balsas, que atingiu 80% de seu rebanho, Imperatriz com a marca de 77%, Açailândia, maior rebanho bovino maranhense, num total de mais de 1.000.000 de cabeças de gado, Barra do Corda, com 75% de todo o seu rebanho vacinado, entre outros. Os dados conferem até o último dia 14.

Em Chapadinha, até essa data, esse percentual era de 60%, número considerado positivo, perante as dificuldades encontradas no período chuvoso.

Entre os municípios com menor índice de vacinação e que preocupa seriamente a Aged, é Itapecurú com apenas 37%.

O diretor geral do orgão, Luís Augusto, informou que seguindo solicitação de criadores, está sendo encaminhado ao governo Federal uma proposta para mudança no calendário de vacinação no estado, que atualmente é realizado nos meses de Maio e Novembro.

Caso o pedido seja aceito, a vacinação passará a ser realizada nos meses de Julho e Dezembro, época em que as chuvas já estão escassas em todo o estado.

A meta é fazer com que o Maranhão no ano de 2010, possa receber a classificação de estado livre da Aftosa com vacinação.

Arquivo do blog