WebNet

WebNet

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Liminar favorece prefeito eleito e cassado no Amazonas

Brasil
Justiça concede liminar que favorece prefeito eleito de Manaus (AM)
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulgou, nesta segunda-feira (8), a concessão de uma liminar favorável ao prefeito eleito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB). O candidato teve o registro de candidatura cassado pela juíza do pleito, Maria Eunice Torres, por suspeitas de compra de votos durante o primeiro turno das eleições municipais. Com a liminar, Amazonino e seu vice, o deputado federal Carlos Souza (PP) poderão ser diplomados no próximo dia 17 de dezembro.

No último dia 28, Amazonino Mendes teve seu registro de candidatura cassado. Ele foi eleito com 57% dos votos no segundo turno

O pedido de liminar foi protocolado no final da tarde do último domingo (7) e foi deferido pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo. Junto à liminar, os advogados também ingressaram com um mandado de segurança que deve ser analisado nos próximos dias. No dia 28 de novembro, Amazonino Mendes (PTB) teve seu registro de candidatura cassado. A denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) tendo como base um inquérito da Polícia Federal aponta que a coligação do petebista teria distribuído combustível a eleitores no dia 4 de outubro, véspera do primeiro turno. A defesa de Amazonino negou a compra de votos e alegou que o combustível era destinado a 'voluntários' que trabalharam na campanha do petebista. Entre as provas colhidas pela Polícia Federal está um vídeo gravado por correligionários do candidato derrotado à prefeitura, Omar Aziz (PMN), em que diversas pessoas aparecem recebendo o combustível da coligação de Amazonino. A assessoria de comunicação do candidato não comentou a decisão. Apesar da liminar que concede direito à diplomação, Amazonino ainda terá de reverter sua cassação junto ao TRE-AM. Amazonino já foi governador do Amazonas por três mandatos e prefeito de Manaus duas vezes.
UOL Notícias

Arquivo do blog