WebNet

WebNet

segunda-feira, 25 de março de 2013

Herbert Lago Participa de Fórum de Debates Promovido pela Secma

O secretário municipal de Cultura, Herbert Lago Castelo Branco, participou na manhã desta segunda-feira (25) do 1º Fórum de Debates sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) foi uma forma de consolidar as políticas culturais no Maranhão, e foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque (Calhau), na capital São Luís, e contou com a presença de prefeitos e dirigentes culturais dos 271 municípios maranhenses.
 
A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, afirmou que o encontro é uma importante oportunidade de administradores das prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. “A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o desenvolvimento das ações pactuadas com o Ministério da Cultura”, afirmou.
 
Durante o Fórum sobre o Sistema Nacional de Cultura  foram debatidos os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal, com informações atualizadas que são de interesse dos municípios. Na mesma programação será realizada solenidade de posse dos Conselheiros Estaduais de Cultura.
 
A viabilização do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (Brasil) (PNC), que estabelece ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.
 
O SNC garante acesso a mecanismos de gestão e investimento, proporcionando transparência nas ações, por meio do controle social dos recursos e das políticas executadas pelo poder público.
 
 
Com informações da SECOM
 

Arquivo do blog