WebNet

WebNet

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretaria de Agricultura e BNB Discutem Linhas de Crédito aos Pequenos Produtores

 
 
A reunião foi realizada nesta sexta-feira (15), na sede do Banco do Nordeste e contou com a participação do secretário Carlos Borromeu e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e também de coordenadores dos programas de linha de crédito aos pequenos produtores do BNB. Chapadinha foi a primeira cidade, dentre as 14 da região, que primeiro procurou o banco para discutir os tipos de programas que podem ser utilizados pelo produtor rural.

O secretário, Carlos Borromeu, falou do desafio de romper com a burocracia para liberação de crédito ao pequeno produtor, definindo quem é o público-alvo e assim, apresentar resultados satisfatórios de produção.

Nosso objetivo é acabar com a dependência que as comunidades rurais tem com o poder público. Queremos incentivar a produção de maneira satisfatória para que a cidade seja abastecida pelos produtores da região e assim, haja geração de renda” disse o secretário.

Na oportunidade foi apresentado o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que tem como meta fortalecer a agricultura familiar, mediante o financiamento da infraestrutura de produção e de serviços agropecuários e também atividades rurais não agropecuárias mantendo o homem do campo no campo.

Durante a conversa foi discutida também, a importância da utilização de outros programas que podem ser desenvolvidos na cidade, como por exemplo, o Credamigo e o Agroamigo.

Para o secretário esses encontros devem se tornar mais rotineiros para que a parceria entre secretaria e banco possa atingir sua meta. O próximo passo é reunir os produtores e apresentar as possibilidades de financiamento para investimento nas propriedades.
 

Sobre o Pronaf
Financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.

O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.
 

 
 
 
 

Arquivo do blog