WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Notícias da Paróquia de Chapadinha

Na manhã do último domingo (10), estive na celebração na igreja da comunidade de Santa Luzia (bairro de mesmo nome) conduzida pelo Padre Antonio. Emocionante. No decorrer da missa falou e pediu orações, pela sua ida à Portugal, onde irá passar por tratamentos de saúde. Oremos por Ele, e roguemos a DEUS pela sua breve recuperação e retorno à comunidade católica chapadinhense!
 
1- Quarta-Feira de Cinzas (13): imposição das cinzas na Matriz, às 17h30; Às 20h, no Bairro da Cruz, Campo Velho e Terras Duras. Quinta-Feira de Cinzas (14) - às 20h – Areal, Boavista e Aparecida. Sexta-Feira de Cinzas (15) –20h - Corrente e Bairro Novo.


2- No próximo domingo, dia 17 de Fevereiro, vamos dar início à Campanha da Fraternidade. Não haverá celebração nos bairros para a comunidade paroquial se concentrar na Matriz, onde haverá celebração às 8h. As comunidades podem vir em grupo para a Matriz com seus distintivos. Haverá missa da noite na Matriz.


3- O primeiro retiro paroquial para as SANTAS MISSÕES POPULARES será realizado nos dias 13-14-15 de Abril. Teremos que acelerar a preparação e a mensagem vai já ser dada pelos papéis da Quaresma que vão ser distribuídos.


4- Visitas a doentes na Quaresma:

Fevereiro: 14 e 15= Areal; 19 e 20= Corrente; 21= B. da Cruz; 22= N. Castelo; 23= Recanto dos Pássaros

* (De 25 a 01 de Março os padres estarão em Retiro Diocesano, em São Luís)

Março: 05= BoaVista; 07 e 8= Campo Velho; 09= Sta. Luzia; 12= Sto. Antônio; 13= Tigela; 14 e 15= Terras Duras; 16= Santana; 19= Fátima; 20= Bairro Novo; 22 e 23= Aparecida.


5- A Igreja de São José (comunidade do conjunto das 1.000 casas) já tem quase todas as tesouras do telhado no lugar. O templo irá receber o telhado, se Deus quiser, na próxima semana. Agradecemos também à empresa Amorim, construtora das 1000 casas, a oferta de um terreno de 30X60m, ao cimo da primeira fila de casas quem vai da cidade.


6- De 25 de Fevereiro a 01 de Março os sacerdotes da Paróquia irão fazer seu Retiro na capital São Luís. Estarão, portanto, ausentes para presidir a celebrações que devem ser feitas e presididas por leigos.


7- Quinta-feira (07) passada, Ir. Márcia (foto) fez a despedida para ser enviada ao seu novo trabalho em Moçambique, na santa missa da noite, na igreja do Areal. Dia 14 (quinta-feira) até Portugal, irá junto com o Pe. Antônio. De lá seguirá para sua nova missão em Moçambique.

 
8- Falta cultura! Promovamos a cutura! Sobram shows festeiros, alienantes, lucrativos para uns poucos e estagnantes na baderna para a maioria. Há excesso de festas! Precisa-se de incentivo à leitura, de esforço pela educação e impulso à criatividade produtiva e realizadora. Foi, neste sentido, que um “blogueiro” de Chapadinha, esta semana, destoou da baixaria em que têm andado os conteúdos literários dos nossos sábios locais.
 
Especializados em disparatado confronto e num despique para se saber quem é o melhor pansófico, abarrotam suas páginas de insultos, empilham xingações, ruminam ofensas e empastelam termos agressivos. Esse relacionamento beligerante em que uns se distinguem pela otimização duma administração e outros pela diabolização de outra... não nos parece vantajoso. A crítica e o interesse pela participação deve continuar, mas de uma maneira mais civilizada.
 
Mas acho que deve continuar, mesmo! É normal que, no início, todos se entusiasmem. Mas é na perseverança que se mede o valor das pessoas. É evidente que algumas coisas estão melhores. Mas, de tão péssima que estava a situação anterior arrastando o que vem lá mais detrás, que se tornava impossível piorar. Há muitas sugestões a dar sem que os intelectuais locais tenham que escorregar para o impropério pessoal. Autoridades e escritores devem mostrar que não só sabem escrever, mas que têm dignidade na maneira como o dizem.

O que merece ser mesmo analisado, com seriedade, é o oportunismo. Ninguém seja tão atrevido/a que dependure suas pretensões de candidatura política em estruturas municipais. O peso já está grande demais! E o enevoado horizonte do futuro mostra que há quem coloque a política individual muito acima do bem comum.

 
 

Arquivo do blog