Francejane Magalhães (sec. mun. de Educação) irá representar
a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha
Uma das principais ações do Pacto é a formação continuada e presencial para todos os professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos e também das classes multisseriadas, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
"Não mediremos esforços no sentido de garantir instalações para realização das formações de professores, uma das ações do pacto. O desafio é de unir forças para alfabetizar as nossas crianças", enfatizou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.
A formação de professores nos polos que aderiram as ações do PNAIC terá início, também, nesta segunda-feira (18). Segundo informou a coordenadora Estadual do Pacto, Ana Karolina Salomão, a Seduc providenciou salas para realização das aulas e todo apoio logístico necessário nessas localidades.
Assim, os cursos de capacitação dos professores serão realizados, durante todo o ano de 2013, nos núcleos de Imperatriz, que vai juntar 34 outros municípios. São eles: São Luís, que sediará outros 43 municípios; Pinheiro, que sediará 42 municípios; Caxias, que ficará com 17 municípios; Presidente Dutra, com 32 municípios; e Bacabal, que receberá outros 33 municípios. No total, o objetivo é capacitar 938 professores orientadores e 32 professores formadores.
A coordenação institucional do pacto no Maranhão é composta por representantes do MEC, Seduc, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Maranhão, IES Formadora, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselho Estadual de Educação.