Imagem meramente ilustrativa |
A partir desta quinta-feira, dia 9 de junho de 2011, a venda de lanches dentro das escolas da rede municipal de ensino de Chapadinha está proibida. A medida é baseada na Portaria Interministerial nº. 1010, de 8 de maio de 2006, que institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional, mas que não estava sendo observada em Chapadinha.
O Conselho Municipal da Merenda Escolar recebeu uma denúncia e a repassou ao Ministério Público, que, por sua vez, notificou o município, determinando a proibição.
Era comum, em algumas escolas da rede municipal de Chapadinha, pessoas venderem balas, doces e lanches como pastéis, mini-pizzas, coxinhas, rabos-de-tatu e outros.
Enir Lima |
De acordo com a secretária municipal de Educação, Enir Lima, a medida visa educar as crianças sobre a alimentação saudável e diminuir a obesidade infantil. Enir informou que há merenda, com orientação de nutricionista, em todas as escolas municipais, mas que algumas crianças preferem outros tipos de lanches e acabam cobrando dos pais que nem sempre têm dinheiro para isso.
Sobre a venda do lado de fora, nas cercanias das escolas, Enir disse que nada pode fazer.