WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Guarda Municipal recebe novo fardamento, viatura e nova sede

Texto: William Fernandes - Blog do William
Fotos: Mauro Queiroz

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório da prefeitura, a Guarda Civil Municipal de Chapadinha – GCM - recebeu novo fardamento. Durante o evento, foram anunciadas a entrega de uma viatura -- uma picape L-200 -- e a mudança da sede, da rodoviária para o prédio onde funcionava a Estação Digital, na Praça do Povo. Foi apresentado também, o Regimento Interno da Guarda. Dos quase 80 guardas, pouco mais de 30 compareceram.

Estavam presentes a prefeita Danúbia Carneiro, o comandante da Guarda Kerley Pimentel, o sub-comandante, Costa, o comandante da 4ª CI, major Edvaldo Mesquita, os vereadores Graça Nunes, Francisca Aguiar e Samuel Nistron e vários secretários municipais, entre os quais, o do meio ambiente, Carlos Henrique Marques, um dos batalhadores pela implantação da Guarda, que foi criada ainda no governo Magno Bacelar, por meio de um Projeto de Lei, de autoria do vereador D'Junior Carneiro.

Em seu pronunciamento, Carlos Henrique disse que a Guarda sempre mostrou serviço, mas às vezes era mudada de lugar, sem ter uma sede fixa, desmotivando os guardas. CH citou o promotor Fábio Menezes como uma das pessoas importantes, na cobrança do cumprimento dos deveres da guarda, em defesa do patrimônio público, e disse ainda, que a prefeita e o comando da guarda, devem exigir o retorno às atividades, dos que estão à disposição de alguém ou de algum órgão, pois agora, mais do que nunca, a secretaria do meio ambiente irá precisar da atuação deles.

"Os guardas têm toda razão em reivindicar melhorias, mas têm que cumprir com suas obrigações", concluiu Carlos Henrique.

O major Edvaldo, comandante da 4ª CI/PM de Chapadinha aceitou o convite da prefeita para prestar assessoria à Guarda Municipal. Ele destacou a participação da promotora Doracy Reis, no processo de implantação da guarda e disse que sempre existiu uma parceria entre a PM e a GCM. "Nós treinamos a guarda no iníco, quando da sua implantação e vamos acompanhar novamente o trabalho, baseado na doutrinna militar, para que os guardas voltem a ter a dignidade e o respeito da sociedade de Chapadinha, e nosso trabalho começa hoje à tarde, com uma palestra para todos eles, no quartel. Vamos fazer uma análise geral e saber quem quer e quem não quer ser guarda", enfatizou o major.

O verador Samuel lembrou que a guarda sempre foi cobrada pelo que não fazia e agora é hora de passar uma borracha no passado e colocar todos para trabaçharem e que, para isso, é necessário determinação de todos, principalmente da prefeita e do comando da GCM, dando as condições necessárias e fazendo as cobranças com firmeza.

A veradora Graça Nunes falou que sempre esteve do lado da guarda e que a falta de estrutura prejudicava o desempenho dos guardas. "Agora, acreditamos que, com este novo momento, a Guarda Municipal possa trabalhar com a amplitude que todos desejam. Diziam que aprefeita não simpatizava com a guarda. Isso não é verdade. Essa imagem será desfeita apartir de agora. Parabéns à prefeita e à guarda pela reestruturação", concluiu Graça Nunes.

O comandante da Guarda, Kerley Pimentel disse que a partir de agora, será uma nova etapa. "Vamos passar uma borracha no passado e fazer com a sociedade sinta orgulho do trabalho da Guarda. A parceria com a PM vai nos dar mais força e só quem ganha é Chapadinha", disse.

A prefeita falou que não tem nada contra a Guarda, mas fez questão de destacar que é do seu cohecimento que alguns guardas "torcem a cara" para ela. "Estes guardas deveriam estar aqui hoje, mas não vieram. Conheço cada um. Conheço suas famílias, sei onde moram, onde trabalham e o que fazem ou deixam de fazer. Muitos moram em outras cidades e colocam outros em seus lugares para receber o dinheiro. Isso vai acabar. Nenhum ficará à disposição de ninguém. Quem não quiser trabalhar, deverá dar lugar aos outros que estão à espera de uma oportunidade. Aos que não querem exercer suas funções, por que tem outras ocupações, vamos dar licença sem vencimento", enfatizu Danúbia.

A prefeita disse ainda, que irá contratar mais vigias para praças e prédios públicos, a fim de deixar os guardas com mais tempo para exercer outras funções, como a orientação no trânsito, por exemplo.

O guarda Luís, elogiou a prefeitura e o comando pelas providências. "Vejo com com bons olhos o que está sendo feito para que possamos desempenhar um melhor serviço à sociedade. Eu sempre mantive meu compromisso com o meu serviço. Aqui, como em toda instituição, sempre tem aquele dão rabalho para prestar um bom serviço, mas espero que com essas melhorias todos possam desempenhar seu papel a contento, assim como a sociedade precisa e merece", disse Luís.

Ao final da solenidade, Danúbia anunciou um churrasco e entregou o fardamento para alguns guardas. O primeiro a receber, foi o guarda R. Silva. Os demais fardamentos foram entregues pelo comandante da guarda, Kerley Pimentel.

Arquivo do blog