WebNet

WebNet

terça-feira, 7 de junho de 2011

MP participa de seminário sobre desmatamento no Baixo Parnaíba

Evento discutiu problemas enfrentados pelos trabalhadores rurais da região

O promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO/UMA), Luís Fernando Cabral Barreto Júnior participou no último sábado, dia 4, no município de Brejo (distante 73 km de Chapadinha), do Seminário Diocesano, que teve como tema "Fraternidade e a Vida no Baixo Parnaíba". O evento, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo, teve o objetivo de discutir os impactos ambientais e sociais causados pelo desmatamento na região do Baixo Parnaíba, perpetrado por empreendimentos agrícolas, a exemplo do cultivo de soja.

Participaram do seminário representantes da Igreja Católica, entidades de defesa dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente, Ministério Público e, principalmente, trabalhadores rurais de agricultura familiar da região Leste do Maranhão, de municípios como Urbano Santos, Chapadinha, Barreirinhas, Araioses, Humberto de Campos, Brejo, etc.

O promotor de Justiça Fernando Barreto mostrou aos presentes o trabalho que o MPMA vem desenvolvendo desde 2005, no combate ao desmatamento nesta região. Também colheu novas informações sobre a situação na área, por meio dos relatos dos trabalhadores rurais. "Uma das propostas do Ministério Público que apresentei foi a criação de reservas extrativistas para o Baixo Parnaíba, por meio da averbação de terras, a fim de proteger a atividade destas famílias", enfatizou.
Redação: Eduardo Júlio (CCOM MPMA)

Arquivo do blog