WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CEMAR: Caravana da Economia fará troca de geladeiras em Chapadinha


Nesta terça (07) e quarta-feira (08) a Caravana da Economia 2011, promovida, exclusivamente, pela Companhia Energética do Maranhão-CEMAR, realiza cadastro em Chapadinha. A convocação acontece na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo).


De acordo com o supervisor Tiago Oliveira (foto acima), o cronograma segue da seguinte forma:

-Dias 7 e 8 de junho, das 8h às 18h: Cadastro;
-Dias 9 à 14: Será realiza a Pesquisa (visita às residências para vistoria das necessidades);
-Dia 15, às 19h (na Praça do Povo): Cerimônia de contemplados (apuração);
-Dia 16, das 7h às 14h: Entrega (na Praça do Povo) - Dos 440 cadastros, 240 receberão geladeiras doadas (troca da velha por uma nova), Cartilhas educativas e troca de lâmpadas incandescentes (que gastam mais) por lâmpadas fluorescentes (mais econômicas).


De acordo com a companhia, oito mil geladeiras serão trocadas gratuitamente em 22 municípios maranhenses e mais 22 bairros de São Luis. Na Caravana da Economia, além da troca das geladeiras, serão trocadas 50 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes.

Em vários municípios do Estado, serão 44 eventos de cadastro, anúncio e entrega distribuídos entre bairros da capital, São Luís e outros municípios maranhenses.


Não haverá sorteio para troca das geladeiras. Os clientes CEMAR precisam se cadastrar, enquadrando-se nos seguintes critérios: estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda; possuir uma geladeira velha em funcionamento; ser o titular da conta de energia; estar em dia com o pagamento da conta de energia e morar no município ou bairro onde acontecer o cadastro.

Fique Por Dentro...

CADASTRO E ENTREGA

Para se cadastrar no Programa é necessário enquadrar-se nos pré requisitos acima citados e comparecer ao cadastro em cada bairro de São Luis ou municípios maranhenses. Após o cadastro, a CEMAR fará uma visita técnica e inspeção de cada geladeira. Todo o procedimento é realizado por meio de análise, ou seja, as geladeiras que estiverem em piores condições serão trocadas por geladeiras novas com selo PROCEL - categoria A. Depois das visitas, haverá a cerimônia de anúncio dos contemplados e a entrega. Para isso, serão utilizados dois trailers personalizados e climatizados, bem como toda uma estrutura de som, para os eventos de anúncio e entrega.

Durante a visita técnica, equipes da Caravana da Economia trocarão, também gratuitamente, até 3 lâmpadas incandescentes (comuns) por lâmpadas fluorescentes (mais econômicas) de cada casa visitada.

A CARAVANA

Desde 2007, a CEMAR faz a troca de geladeiras velhas por novas de forma gratuita aos clientes que se enquadram nos critérios. A Caravana da Economia faz parte do Programa Eficiência Energética da CEMAR, que tem como principal objetivo conscientizar e promover o uso racional de energia elétrica. Com o Programa, a Companhia contribui para a redução do desperdício de energia e, ainda reduz os impactos ambientais causados pelo descarte aleatório de eletrodomésticos e lâmpadas.

Dez mil e oitocentas geladeiras e 70 mil lâmpadas foram trocadas em 2010 pela Caravana da Economia. Para orientar os clientes, foram distribuídas também, 30 mil cartilhas educativas sobre uso consciente da energia elétrica. Ao todo, foram 16 eventos na ilha de São Luís e 14 no Interior do Estado. Em 2011, a CEMAR espera cadastrar aproximadamente 14 mil clientes.

"O Programa tem o objetivo de beneficiar comunidades de baixa renda e consiste em promover atividades voltadas à Eficiência Energética a partir de ações educativas, orientando sobre o uso racional da energia elétrica. Trocamos lâmpadas incandescentes por fluorescentes; geladeiras velhas, que gastam mais energia, por outras novas e mais econômicas, e ainda fazemos o descarte ecológico das lâmpadas e geladeiras", afirma o Diretor de Distribuição da CEMAR, Nonato Castro.

Arquivo do blog