No próximo dia 13, domingo, às 7h30, do 24º Batalhão de Caçadores (São Luís), sairá um grupo de 90 "rondonistas" (universitários, professores, coordenadores e pesquisadores) rumo a municípios do interior do Estado, para a quarta etapa do Projeto "Registro Civil de Nascimento: O Primeiro Passo para a Construção da Cidadania". Nesta etapa, eles irão identificar e mapear os grupos populacionais prioritários, bem como as condições de serviços de atendimento referentes à concessão do Registro Civil de Nascimento e documentação civil básica, existentes nos 25 municípios maranhenses contemplados pelo Projeto.
A etapa de mapeamento acontecerá em três momentos. O primeiro será de 13 à 19 de setembro englobando os municípios de Santa Inês, Monção, Coroatá, Santa Luzia, Caxias, Grajaú, Pio XII, Chapadinha, Buriti e Vargem Grande. O segundo momento será de 23 à 29 de setembro, nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Bacabal, São Mateus, Colinas, Paraibano, Balsas, Codó, Lago da Pedra e Barra do Corda.
E o terceiro e último momento será de 12 à 18 de outubro, nos municípios de Pinheiro, Passagem Franca, Pastos Bons, Vitorino Freire e Pindaré Mirim.
O projeto "Registro Civil" é uma parceria da Associação Nacional dos Rondonistas (Projeto Rondon), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania do Maranhão, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão/Corregedoria-Geral de Justiça, UFMA e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.