Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

FACSU - Faculdade Sucesso

FACSU - Faculdade Sucesso
Polo Chapadinha/MA

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

CHAPADINHA | SEMED, Realiza Entrega das Atividades Curriculares da EJA, na Cidade e no Campo

Secretária professora Nara Macêdo; coordenadora da EJA,
professora Francisca Alvarenga; e supervisores do campo

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 1º.Setembro.2021

Por: Sousa Neto - Núcleo TDICs/SEMED

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou durante a primeira quinzena do mês de agosto a entrega das atividades do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Cidade e no Campo.

Entrega das atividades e de paradidáticos
para 
os alunos da EJA -
U.E. Chapada das Mulatas

Entrega das atividades da EJA -
U.I. Almada Lima Filho


A coordenadora da EJA, professora Francisca Alvarenga, destaca como vem sendo feito esse trabalho coletivo, a Semed vem realizando a entrega dos cadernos de atividades curriculares não presenciais por período letivo. Os alunos recebem as atividades impressas que são preparadas com o devido critério pela comissão de elaboração das atividades.

Entrega das atividades da EJA -
U.E. Carolina Mesquita de Araújo

Entrega das atividades da EJA -
U.I. Prof. Oliveira Roma

Entrega de paradidáticos da EJA -
U.E. Ana Fortes de Meneses

Vale ressaltar, também, o trabalho que vem sendo realizado através do Plantão Tira-Dúvidas. Atendendo as medidas de distanciamento social definidas pelas autoridades sanitárias, com finalidade de evitar e combater o avanço da pandemia causada pela Covid-19, considerando a autorização legal, em caráter excepcional, para oferta de aulas não presenciais, durante o período emergencial, enquanto perdurar a situação crítica da pandemia do coronavírus.

Comemoração "Dia do Estudante" com os alunos
e professores da EJA - U.I. Alexandre Costa


Entrega das atividades da EJA -
U.I Alexandre Costa

Plantão Tira-Dúvidas - 
U.E. Chapada das Mulatas

Entrega das atividades e de paradidáticos para os alunos da EJA -
U.E. Chapada das Mulatas

Ana Eudes da Conceição

Nossa aluna da Alfabetização/EJA, Ana Eudes da Conceição, conseguiu realizar seu sonho  que era aprender a escrever o seu nome. Dona Ana se matriculou na nossa escola U.E. Chapada das Mulatas, e a professora Artenisa com toda dedicação, elaborou atividades que a ajudaram nesse processo de aprendizagem, hoje ela veio entregar as suas atividades do segundo período e assinou o seu nome no controle de entrega e recebimento de atividades. Parabéns D. Ana por todo esforço, e que os mesmos possam servir de incentivo para toda a comunidade escolar.

Entrega das atividades da EJA -
U.E Nossa Senhora das Dores


Acompanhamento Pedagógico/SEMED, na
U.I. Manoel José de Santana

Entrega das atividades da EJA -
U.I. Manoel José de Santana

Entrega das atividades da EJA - 
U.I. Aldalina Silva Machado

Entrega das atividades da EJA - 
U.I. Amélia Mendes Ferreira

Entrega das atividades da EJA -
U.I. 
Agustinho Ribeiro de Aguiar

A secretária municipal de Educação, professora Nara Macêdo, acompanha as entregas das atividades e ressalta que, diante da situação de pandemia, as escolas necessitaram buscar alternativas para que o aluno possa prosseguir usufruindo do seu direito à aprendizagem da melhor forma possível em meio à respectiva situação.

A ênfase do referido sistema, dá-se na realização  de atividades impressas, onde os professores elaboram as atividades, seguindo os documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e passando às unidades escolares, conforme cronograma específico, local em que, essas atividades são analisadas rigorosamente e organizadas pelas equipes gestoras” - ressalta a secretária.

Plantão Tira-Dúvidas - 
U.E Ana Fortes de Meneses

Entrega das atividades da EJA, do 3º período, na escola U.I. Presidente José Sarney. Na oportunidade destacamos um momento alusivo ao "Agosto Lilás", que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.




Segue abaixo, alguns registros do Plantão Tira-Dúvidas orientados pela SEMED, com nossos alunos da Alfabetização/1º Ano da EJA, acompanhado da professora Rose Cleia Jansen, na U.E. Nossa Senhora das Dores - localizada no bairro Mutirão/Boa Vista.






Assim, as atividades passam pelo núcleo de reprodução de material técnico pedagógico, onde  avaliadas, e em seguida encaminhadas para equipe de reprografia onde são reproduzidas e organizadas. Só a partir daí, segue para distribuição, através das unidades escolares, observando e seguindo todo os protocolos de segurança.

Visita da coordenadora da EJA, professora Francisca Alvarenga,
à escola U.I. Coronel Joaquim Nunes, no Plantão Tira-Dúvidas

Visita da coordenadora da EJA, professora Francisca Alvarenga,
à escola U.I. Coronel Joaquim Nunes, no Plantão Tira-Dúvidas

Acompanhamento da coordenadora da EJA, professora Francisca
Alvarenga, aos professores da U.I. Aldalina Silva Machado

Tanto na Cidade quanto no Campo (zona rural) a distribuição ocorre por meio das equipes  gestoras das escolas e da SEMED, velando pela garantia da saúde das famílias. As equipes passam pelas regiões fazendo a entrega em suas respectivas escolas, às vezes até nas residências.

Entrega de atividades e Plantão Tira-Dúvidas, com 
o professor Francisco Emerson, na U.I. Almada Lima Filho

A secretária reforça que o momento exige da população cautela, e que a prefeita do Município, Ducilene Belezinha, não tem medido esforços para o suporte necessário. “Em meio ao  momento tão difícil que estamos passando, essa metodologia de trabalho, mesmo, aparentemente, na sua simplicidade, é muito importante e significativa, tendo em vista que estamos oferecendo aos alunos, o direito mínimo, no que se refere ao ensino e aprendizagem”, concluiu.

Em um ano letivo escolar atípico, a SEMED não mede esforços e usa todas as alternativas possíveis para que os materiais didáticos cheguem aos estudantes que vivem nos lugares mais distantes do nosso município e todos tenham o acesso ao conhecimento.


Publicidade


Nenhum comentário:

Arquivo do blog