WebNet

WebNet

terça-feira, 5 de junho de 2018

URBANO SANTOS | Sede da Promotoria de Justiça Foi Inaugurada Nesta Terça (5)

Promotoria foi inaugurada nesta terça-feira (5)

Foi realizada nesta terça-feira (5), a inauguração da reforma da sede da Promotoria de Justiça de Urbano Santos. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, lideranças comunitárias, religiosas e populares.

Promotoria de Justiça de Urbano Santos

O prédio, que está situado na Rua Pedro Vieira Carvalho, tem área total construída de 220,40m², num terreno de 959,56m². Conta com dois gabinetes para promotores, uma sala de servidores, uma sala de reunião, um arquivo, um banheiro para servidores, dois banheiros acessíveis para o público, um banheiro em cada gabinete, uma copa de apoio e recepção.

Executada em cinco meses, a obra teve custo total de R$ 435.195,65. A Promotoria de Urbano Santos tem acesso e vaga de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos, atendendo aos protocolos de acessibilidade. Possui pavimento único, com estrutura de concreto e alvenaria e cobertura de telha cerâmica.

O prédio foi construído em consonância com o projeto-padrão para as Promotorias de Justiça do Ministério Público do Maranhão e dispõe, ainda, de instalação de cabeamento estruturado, para a integração de serviços como internet, intranet, telefonia, CFTV (circuito fechado de televisão) e alarme; iluminação interna e externa tipo LED e climatização dos ambientes.

Emmanuel Soares falou sobre a estrutura do prédio
IMPORTÂNCIA DA OBRA

Durante a solenidade as autoridades do Ministério Público destacaram a importância da obra. O diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Guterres Soares, acentuou o padrão de qualidade da obra. “São instalações confortáveis para o cidadão que se dirige à instituição. É uma sede toda adaptada, com acessibilidade, piso tátil, letreiro em braile. Ao longo desses dois anos de gestão, temos conseguido dar uma nova cara ao MP do Maranhão, com uma infraestrutura muito boa para promotorias do interior do estado”.

Felipe Boghossian falou da importância
da reforma para os cidadãos

O promotor de justiça Felipe Boghossian Soares da Rocha, titular da Promotoria de Urbano Santos, após fazer agradecimentos à administração superior do Ministério Público pelo empenho na realização da obra, mencionou que a reforma era uma antiga aspiração de membros e servidores da instituição, bem como da comunidade do município-sede e dos termos judiciários de Belágua e São Benedito do Rio Preto. “Hoje os cidadãos dos três municípios recebem um espaço moderno, construído especificamente para a atividade-fim do Ministério Público, um prédio destinado à democracia, à cidadania, ao direito e à justiça”, enfatizou.

Para Luiz Gonzaga Coelho, prédio é
espaço de exercício da cidadania

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, iniciou o discurso prestando uma homenagem ao procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Souza, que é subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos do MPMA e natural de Urbano Santos, assim como o irmão dele, o desembargador Raimundo Barros de Sousa, também presente na solenidade.

O chefe do Ministério Público do Maranhão lembrou que, na atual gestão, está se consolidando a política de instalação das Promotorias de Justiça fora das dependências do Judiciário, com o aprimoramento das condições físicas, estruturais, de equipamentos e de recursos humanos em benefício de toda a sociedade. “Mais importante que o edifício, a construção é o trabalho dos promotores que será realizado neste lugar. É um espaço digno que está sendo entregue em favor da realização da cidadania no município”, ressaltou.

Francisco Barros foi homenageado no evento

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram da solenidade de inauguração da reforma da sede da Promotoria de Justiça de Urbano Santos, além dos já citados membros do Ministério Público do Maranhão, o corregedor-geral, Eduardo Hiluy Nicolau; o procurador de justiça aposentado Daniel Ribeiro da Silva; o promotor de justiça Francisco de Aquino da Silva (da Comarca de São Luís); o promotor de justiça Denys Lima Rego, que está respondendo pela Promotoria de Urbano Santos; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio Bonfim; e o presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Maranhão, José Edmar Aguiar Macedo.

Também estiveram presentes a prefeita de Urbano Santos, Iracema Lima Vale, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo Costa; os prefeitos de São Benedito do Rio Preto, José Maurício Carneiro Fernandes, e de Belágua, Hérlon Costa Lima.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Fotos: Lucina Medeiros (CCOM-MPMA)



Publicidade


Arquivo do blog