WebNet

WebNet

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Sebrae Realiza "Oficina de Beneficiamento do Caju", Durante Agritec de Chapadinha


Com o objetivo de conhecer formas de obter lucros com o aproveitamento do caju, por meio da fabricação de derivados, catorze mulheres participaram da capacitação.

O caju, que é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, tem sido uma das boas descobertas da culinária maranhense e que tem gerado renda ás famílias que o cultivam em abundância. Por isso, durante a Feira da Agricultura Familiar e Tecnologia (Agritec), que aconteceu no último final de semana em Chapadinha, o Sebrae ofereceu uma "Oficina de Beneficiamento de Frutas Regionais", ensinando formas de aproveitamento do caju e produção de seus derivados. A ação capacitou cerca de catorze mulheres da região.

Pizza, empada e arroz, foram as receitas ensinadas durante a oficina, realizada na cozinha industrial da escola CAIC, em Chapadinha.

Para Tia Noca, instrutora da oficina, a vantagem do aproveitamento do caju, através de receitas que o tenham como ingrediente principal, é facilidade de se obter uma renda extra com uma fruta de tão fácil acesso na região. “Nessa oficina foi possível preparar receitas que podem ser feitas diariamente. Essas formas de preparo agrega maior valor à fruta, podendo ser comercializado”, disse.

Luici Ribeiro Carvalho, que veio na caravana de Urbano Santos, participou da oficina e relata que nunca imaginou que fosse possível ser preparados pratos tão simples usando o caju como principal ingrediente.


Fiquei surpresa com o que aprendemos usando o caju, pois sempre usamos a fruta apenas para um simples suco, não imaginando que fosse possível preparar pratos tão especiais e que geram renda”, comentou.

Ao falar com as participantes, a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite (foto ao lado), enfatizou as oportunidades que a instituição oferece com oficinas como esta. “A oficina é apenas uma mostra de um leque de outras atividades que o Sebrae desenvolve na região, como forma de oferecer acesso a novas práticas de beneficiamento de frutas regionais,” ressaltou.

Por: Lidiane Reinaldo
Ascom - Sebrae U.R. Chapadinha


Publicidade



Arquivo do blog