WebNet

WebNet

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Governador Flávio Dino Assina Acordo de Cooperação com DNOCs para Revitalização do Tabuleiro de São Bernardo

Governador Flávio Dino, ao lado do secretário Márcio Honaiser (Sagrima), assinou acordo de cooperação com DNOCs nesta segunda-feira (5). Foto: Gilson Teixeira/Secap


Mais um perímetro irrigado do Maranhão está voltando a contar com o apoio e trabalho do Governo do Maranhão. Depois da revitalização do Projeto Salangô, que está em andamento, o governador Flávio Dino assinou, nesta segunda-feira (5), acordo de cooperação com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs) e Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo.

O acordo prevê a gestão compartilhada da área, localizada nos municípios de Araioses e Magalhães de Almeida. As secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) implantarão as ações de modernização, incluindo aquisição de equipamentos, recuperação de canais e assistência técnica a produtores.

O governador Flávio Dino explicou que a revitalização do Tabuleiro de São Bernardo é mais uma das lendas existentes no Maranhão que estão ganhando resolutividade. “Esse acordo celebrado visa aproximar aquilo que é possível daquilo que temos. E creio que essa sinergia, essa articulação mais intensa entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios e, sobretudo, os trabalhadores e trabalhadoras com suas identidades é decisivo para isso”, realçou.

Governador Flávio Dino, ao lado do secretário Márcio Honaiser (Sagrima), assinou acordo de cooperação com DNOCs nesta segunda-feira (5). Foto: Gilson Teixeira/Secap

O governador explicou que esse acordo de cooperação é importante porque dá autorização jurídica para o Governo agir e fazer os investimentos que são necessários. “Nós perseguimos esse acordo praticamente desde o começo do Governo. O que nós queremos é ajudar, contribuir, colaborar. Porque o Tabuleiro se situa no Maranhão. Somos grandes importadores de alimentos. Somos grandes exportadores de dinheiro, de gente e de empregos, e nós temos todas as condições de inverter esse fluxo de investimentos e de aquisição de produtos”, ressaltou Flávio Dino.

A primeira fase de revitalização do projeto planeja utilizar uma área de 5 mil hectares – de um total de 11 mil hectares – para a horfruticultura irrigada, com lotes voltados para a agricultura familiar e empresarial. Cerca de 538 hectares já estão prontos para irrigação e outros 508 hectares já tiveram lotes licitados.

Para o secretário Márcio Honaiser, da Sagrima, o pleno funcionamento do Tabuleiro de São Bernardo representará um aumento significativo da produção do estado e a consequente diminuição das importações de alimentos. “Assim como o projeto Salangô, o Tabuleiro de São Bernardo era outra lenda que o governador Flávio Dino está retomando. Pretendemos mais que dobrar a área disponível e em funcionamento hoje, para aumentar a nossa produção de hortifrutis, inclusive com potencial para exportação”.

Além da hortifruticultura, a piscicultura também será incentivada, com a implantação de tanques rede, similares aos que foram implantados pela Sagrima em outros cinco municípios do estado.

Governador Flávio Dino, ao lado do secretário Márcio Honaiser (Sagrima), assinou acordo de cooperação com DNOCs nesta segunda-feira (5). Foto: Gilson Teixeira/Secap

O diretor geral do DNOCS, Ângelo Negreiros Guerra, acredita que o Tabuleiro de São Bernardo será um dos mais bem-sucedidos entre os que estão sob a gestão do departamento, que é vinculado ao Ministério da Integração Nacional. “A celebração deste acordo é importante tanto para nós do DNOCs, quanto para o estado, com a produção e a geração de renda e de novos postos de trabalho. Com certeza o Maranhão alcançará excelentes resultados, sobretudo por conta da abundância de água, um recurso tão escasso em outras regiões”, ressaltou.


Publicidade



Arquivo do blog