WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Em Parceria com Outros Órgãos, Prefeitura de Chapadinha Propõe Pacto pela Segurança

JAP_5268
O comandante da Guarda Civil Municipal, Raimundo Peres, apresenta o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM

Por: Lidiane Reinaldo - SECOM/PMC

Reuniram-se na última terça-feira (07) na sala de reuniões da Prefeitura de Chapadinha, vários órgãos de segurança que atuam no município de forma direta e indireta, sendo eles, Ministério Público, Defensoria Pública, Policias Civil, e Militar, Conselho Tutelar, Judiciário, vereadores, secretários municipais e representantes da Sociedade Civil organizada, para a apresentação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM. A ideia, trata-se de uma nova política de segurança pública, onde será possível a implantação e execução de estratégias comuns de prevenção à violência e à criminalidade.

O sistema é uma ferramenta do Ministério da justiça e que cerca de 300 municípios do pais já aderiram, e apontam efeitos relevantes na prevenção da violência e da criminalidade.


O Comandante da Guarda Civil Municipal, Raimundo Peres, durante o encontro reforçou o objetivo do sistema que propõe um planejamento da segurança da nossa comunidade.

Tendo em vista as solicitações que a população tem feito, a prefeita se sensibilizou com a situação e pediu que a gente criasse algo para trabalhar a situação. Então, a gente levou esse projeto para ela e propomos um pacto pela segurança da nossa cidade” explicou Peres.


Durante a reunião, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de explanar diversas situações ocorridas diariamente dentro de suas funções, e as ações que veem sendo desempenhadas para que a criminalidade e a violência sejam inibida.

Segundo o Tenente Coronel, Glauber Miranda, todas as vezes que a sociedade se movimenta através de suas instituições, acontece o compartilhamento do problema e a solução pode ser encontrada. “Com o envolvimento de todas as pessoas e os órgãos visando a melhoria da prestação de serviço de todas as partes, fica mais fácil conseguir uma melhor atuação. Sendo assim, a justiça, promotoria, Polícia Militar, Policia Civil, Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito, todos estão dispostos a discutir e buscar soluções para essa problemática”, ressaltou o Coronel, que concluiu dizendo que a prefeitura por ter convocado a reunião demonstra interesse para a solução do problema, “ A partir dessas parcerias é possível procurar soluções para que o serviço seja mais bem prestado por todos os órgãos. A proposta do Governo Municipal é válida”, enfatizou.


Os municípios que aderiram ao GGIM não necessitam disponibilizar recursos para sua criação, tendo em vista que o prefeito (que é o presidente do órgão) o cria por Decreto e utiliza dos espaços físicos e de profissionais já existentes na Administração pública, reunindo os operadores de segurança no município, deliberando os principais problemas e executando e acompanhando as ações integradas pactuadas.

O tema Segurança Pública é um dos mais debatidos nos últimos tempos. Com essa preocupação a prefeita, Ducilene Belezinha, irá decretar a adesão ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, que foi aceito de imediato durante a reunião.


A prefeita, Ducilene Belezinha, ressaltou que a reunião foi muito proveitosa e que a integração dos órgãos de segurança é importante. “A criação do Gabinete de Gestão Integrada, que envolve todos os órgãos da segurança, vai fazer com que tenhamos a longo e médio prazo mais ações desenvolvidas para segurança do município’, destacou.

Ainda segundo a Prefeita, a prevenção é o melhor caminho para que haja segurança. “É importante frisar que a prevenção é a melhor forma de combater a criminalidade. E o município vem desenvolvendo diversas ações, através dos CRAS e CREAS, no acompanhamento de crianças, jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, e ainda somando o patrulhamento feito pela corporação da Guarda Civil Municipal, e ações de prevenção do DMT com os Agentes de Trânsito”, destacou a prefeita.

O próximo encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, está previsto para o dia 05 de junho.

Orgãos presentes

Além da prefeita, Ducilene Pontes, estiveram presentes o Comandante da Guarda Civil Municipal, Raimundo Peres, Tenente Coronel, Glauber Miranda, Delegado Regional, Jacqueson Ferreira, Defensor Público, Renan Barros dos Reis, Presidente da OAB subseção de Chapadinha, Audeson Oliveira, Presidente do Conselho Tutelar, Levi Souza, representando o Judiciário, Jane Mary Silva de Sousa, Assessor Jurídico do município, Almir Moreira, Controladora Geral do Município, Berenice Portela, vereadores Nonato Baleco, Eduardo Braga, Levi Mota, e Secretária municipal de Educação, Maria Coelho, secretário Municipal de Assistencial Social, Francisco Paiva, coordenadoras dos CRAS e CREAS do município.


Publicidade



Arquivo do blog