WebNet

WebNet

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Governo do Estado Vai Instalar IEMA em Brejo, com Unidade Vocacional Voltada para Área Agrícola

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, esteve, no sábado (7), no município assinando ordem de serviço para reforma do prédio onde a unidade irá funcionar. Foto: Fellipe Neiva / Secti
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, esteve, no sábado (7), no município assinando ordem de serviço para reforma do prédio onde a unidade irá funcionar. Foto: Fellipe Neiva / Secti


O município de Brejo vai ganhar uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para a área agrícola, que será instalada pelo Governo do Estado. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, esteve, no sábado (7), no município assinando ordem de serviço para reforma do prédio onde a unidade irá funcionar, beneficiando não somente moradores da cidade, mas também de municípios vizinhos. A proposta é que o espaço se torne uma referência no ensino profissional tecnológico na região.

A instalação da unidade vocacional do instituto no município foi pleiteada pelo secretário-adjunto de Estado de Educação, Fábio Rondon. No local serão ofertados cursos técnicos e de curta duração. “A Unidade Vocacional do Iema será voltada para o arranjo produtivo da agricultura, seja agricultura familiar, seja o agronegócio da soja, que também está aqui em toda a região de Chapadinha e adjacência”, informou Jhonatan Almada.

O secretário destacou que a revitalização do prédio é uma sinalização do governador Flávio Dino em respeito à população da região e certamente será um novo marco na educação profissional tecnológica da região. “Nossa perspectiva é que no segundo semestre deste ano possamos iniciar os trabalhos com a oferta de cursos de curta duração aqui em Brejo”, completou o secretário.

A instalação da unidade no município, segundo Fábio Rondon, atende a uma reivindicação da comunidade brejense. “Na medida em que tivermos cursos voltados para a formação técnica dos jovens, sobretudo das famílias e as comunidades que vivem no entorno da área do prédio onde funcionará o Iema, isso facilitará para que possamos construir, de modo efetivo e sólido, o desenvolvimento econômico da região. Precisamos gerar emprego e renda, definir essa vocação econômica e envolver como protagonistas os jovens e as comunidades rurais”, acrescentou o secretário-adjunto.

A unidade vocacional cria uma nova perspectiva, principalmente, para o jovem da região que ao concluir o ensino médio muitas vezes não tem oportunidade de continuar sua formação, uma vez que a universidade nem sempre é acessível a esses jovens. “Nesse sentido, o Iema assume uma característica importante na formação desses jovens, na capacitação técnico profissional”, enfatizou Fábio Rondon.

O pró-reitor do Iema, Emanoel Denner, informou que serão investidos na reforma R$ 287 mil. Para sediar a unidade o prédio passará por melhorias do telhado, do forro, instalações hidráulicas e pintura. “O prazo para conclusão dos serviços emergenciais é de 90 dias, mas vamos monitorar o trabalho para que a conclusão seja feita, se possível, em um menor prazo”, informou Emanoel. A unidade vocacional irá funcionar no antigo prédio do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), que fica a 15 quilômetros da cidade de Brejo.


Publicidade



Arquivo do blog