WebNet

WebNet

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

‘Mais Cultura e Turismo’ Transforma Praça de Chapadinha em Cinema ao Ar Livre



Jessiane Almeida, 17 anos, estudante do ensino médio só havia tido contato com a magia da sétima arte quando foi a São Luís. Moradora de Chapadinha, cidade que recebeu nesta semana a visita do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, ela quis garantir um lugar nas primeiras filas no cinema ao ar livre, montado na noite da última quinta-feira (10) na Praça do Povo para assistir a exibição dos filmes ‘Como Treinar Seu Dragão 2’ e ‘Cine Holliúdy’, produção nacional dirigida pelo cineasta Helder Gomes. “Gostei muito deste tipo de atração aqui na cidade, pois algumas pessoas estão tendo agora a chance de conhecer o cinema”, ponderou.

O evento contou com a parceria da Prefeitura de Chapadinha. Na foto, a secretária municipal de Cultura, Nágera Pontes, que estava radiante com a vinda do projeto "Mais Cultura e Turismo" em nosso município.


A apresentação de sessões de cinema, que também foram exibidas na sexta (11) e no sábado (12), foi uma das atrações da programação do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Chapadinha. O projeto, que já passou por Mirinzal e Santa Inês, é uma realização do Governo Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e tem, entre os principais objetivos, democratizar o acesso à cultura.

Antes da exibição dos filmes, a Superintendente de Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão, fez uma breve exposição do projeto que na edição de Chapadinha trouxe esta novidade, recebida com muito entusiasmo por quem nunca teve oportunidade de assistir a uma sessão de cinema. Um exemplo disso é o menino Ruan Rodrigues Santos, 11 anos, morador do bairro Novo Castelo. “É bom demais ver um filme na tela grande”, comentou.


Nos dias de exibição, um grande público compareceu na Praça do Povo, situada no centro da cidade, para acompanhar a exibição dos filmes realizada pela Cinear Produções, que há mais de 20 anos faz este tipo de trabalho e leva para os municípios do país, onde não existem cinemas, a oportunidade do contato com um bem cultural, inacessível a grande parte da população brasileira.

Os primeiros passos nesta iniciativa de democratizar o acesso ao cinema foram dados em Belo Horizonte, com exibições na região metropolitana da capital mineira. Posteriormente, o trabalho se estendeu para o interior de Minas Gerais e depois passou percorrer o Brasil.


Quem já teve oportunidade de assistir um filme na chamada tela grande também não quis perder a chance do reencontro. Reginaldo Sirqueira, 27 anos, carpinteiro, lembra que só foi saber o que é cinema quando viajou a trabalho para Mato Grosso do Sul e por isto quis trazer toda a família para compartilhar este momento.

Morador da Vila Isamara, situada na periferia da cidade, distante do local onde foram exibidos os filmes, ele trouxe a esposa e dois filhos, um de três anos e outro ainda no colo, para apresentá-los ao encanto da sétima arte. “Faz bem para a população da cidade ter esta oportunidade de conhecer o que é um cinema”, ressaltou.

Pipoca e diversão

Os filmes provocaram momentos de muita diversão no público. Como é de praxe em uma sessão de cinema, a pipoca também entrou em cena sendo distribuída antes e durante a exibição dos filmes, e, assim, por algumas horas, a principal praça de Chapadinha, sede da terceira edição itinerante do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ foi transformada em um grande cinema ao ar livre.

Além do ‘Cinema na Praça’, a programação em Chapadinha teve na sexta (11) e no sábado (12) a apresentação de diversas atrações que mesclaram toda a diversidade cultural maranhense, que incluíram espetáculos teatrais, shows com artistas maranhenses, roda de tambor de crioula e as apresentações do Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues e Boi da Chapada.


Arquivo do blog