WebNet

WebNet

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dra. Mottinha é Eleita Delegada Durante IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Allaine Monteles (Assitente Social), Dra. Mottinha Souza (Pres. do Conselho 
Municipal dos Direitos do Idosos de Chapadinha) e Ezenilde.




*Com informações da Secom

Durante a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, os delegados definiram propostas que serão dirigidas ao poder público e elegeram os representantes para a etapa nacional do encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 25 e 27 de abril de 2016. A etapa estadual da conferência – realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso no Maranhão (Cedima) – aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro.


O segundo dia de encontro contou com a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Roberto Martins Maldos.


O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, avaliou positivamente o resultado do encontro, que teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”.

Dra. Mottinha Souza (à direita) foi eleita delegada (Sociedade Civil) e vai 
participar da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília-DF


No total, 21 delegados foram eleitos para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo 60% representantes da sociedade civil e 40% do poder público. A representante da Defensoria Pública Estadual e membro do Cedima, Izabel Lopizic, foi uma das eleitas. “Ser delegado significa ter o compromisso de levar as necessidades dos idosos do nosso Estado, a fim de que sejam implementadas políticas públicas que atendam a este segmento da população”, disse.

Entre as propostas deliberadas durante a conferência estão a criação de um sistema que possa interligar toda a rede de proteção do idoso; a ampliação da Delegacia de Proteção do Idoso para atender às macro regiões do Estado; e a criação de um projeto de lei que puna as pessoas ou entidades que não respeitem as normas de calçadas.

Além da definição das propostas e da eleição dos delegados e delegadas, a programação do encontro nesta quinta-feira (3) incluiu o painel “Cultura, Esporte e Lazer, Turismo e Segurança Pública”. Também foram realizadas visita à exposição dos trabalhos científicos do I Workshop da Cientificidade da Renadi/MA.

Workshop da Cientificidade

O I Workshop da Cientificidade da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi/MA), realizado simultaneamente à conferência, resultou na instalação do Fórum Permanente da Cientificidade sobre as Questões do Envelhecimento. A equipe reúne instituições comoa Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Grupo de Estudo Direito e Envelhecimento (GED), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Ceuma e a Pastoral do Idoso.

O Fórum Permanente da Cientificidade sobre as Questões do Envelhecimento tem o objetivo de reunir as instituições que vão trabalhar ou que trabalham com pesquisas sobre o envelhecimento, para que possam dar suporte ao Estado, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que auxiliem na implementação de políticas públicas voltadas para os idosos.

HOMENAGEM AO SAUDOSO DR. EDUARDO SILVA

Ao final do evento foi prestada uma emocionante homenagem ao saudoso enfermeiro, Dr. Eduado Luis da Silva, que deixou em seu legado como um dos maiores representantes desta classe da terceira idade. Betânia Oliveira, sua filha, estava presente e recebeu uma Comenda do Conselho Estadual dos Direitos da pessoa Idosa do Maranhão (Cedima). Veja fotos abaixo:







Publicidade



Arquivo do blog