WebNet

WebNet

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gestão de Ducilene Belezinha Tira Chapadinha do Vermelho e Conduz Município ao Desenvolvimento

Gestão de Ducilene Belezinha tira Chapadinha do vermelho e conduz município ao desenvolvimento
Em entrevista, Ducilene Belezinha fala sobre os desafios 
de sua gestão na Prefeitura de Chapadinha.

Foto: Ascom – Prefeitura de Chapadinha

Eleita pelo PRB em 2012 com 57% dos votos para comandar a Prefeitura de Chapadinha, no Maranhão, Ducilene Belezinha já acumula resultados para lá de positivos em sua gestão ao longo desses três anos. A empresária do ramo da construção civil, conseguiu organizar as contas do município e tirou Chapadinha de uma crise que havia se instalado na gestão passada. Belezinha reduziu o próprio salário em 30% e também algumas gratificações de servidores, no intuito de enxugar a máquina pública. Segundo o principal jornal de oposição da região, 66% da população aprova a sua gestão, fato que a credencia para concorrer à reeleição em 2016.

Em entrevista à Agência PRB Nacional, a prefeita republicana, que também é presidente do PRB Chapadinha, faz um balanço parcial da sua gestão à frente do executivo municipal e da expectativa para as eleições do ano que vem.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – A senhora é uma empresária bem sucedida em Chapadinha. O que a motivou a participar da política e porque escolheu o PRB? Já teve algum outro cargo público?

Ducilene Belezinha - Chapadinha é um município de médio porte do Maranhão. Sempre torci pelo desenvolvimento da minha cidade e em eleições passadas, apoiava outros candidatos que, ao vencerem a disputa, não atendiam às expectativas do povo, não tinham um olhar carinhoso pela cidade e não cumpriam o que prometiam. Foi aí que decidi participar da política e me filiei ao PRB em 2010, a convite do deputado federal Cleber Verde, que também é presidente do PRB Maranhão. Em 2012, ganhei a disputa pela Prefeitura de Chapadinha com o apoio de 21.541 eleitores. Esse é o meu primeiro cargo público.

Agência PRB Nacional – Qual era o cenário da Prefeitura de Chapadinha quando assumiu o comando em 2013 e como está hoje?

Ducilene Belezinha - A prefeitura veio de um governo de 12 anos consecutivos, com muitos vícios e totalmente inadimplente nas esferas estadual e federal, sem nenhuma certidão. Inicialmente, tivemos que reajustar as contas e aumentar alíquotas patronal do Instituto Previdência Própria, que na época em total desequilíbrio. O Instituto de Previdência do regime Geral também estava passando por várias dificuldades, com quase R$ 50 milhões de dívidas. Isso sem falar em precatórios, causas trabalhistas, parcelamentos de Pasep e outras dívidas. Hoje, temos um município adimplente, mas com 54% da receita comprometida com parcelamento, precatórios e outros. Tudo isso para organizar a economia e promover o desenvolvimento local.

A saúde era precária. Não vamos dizer que hoje o setor está 100% porque em nenhum lugar do país, nem mesmo na rede privada, o setor funciona como deveria. Mas estamos fazendo o melhor. Infelizmente, estamos quase no limite em virtude de recursos escassos do Executivo Federal e zero do Estadual. Contamos muito com os recursos já destinados pelo Governo Federal e temos complementado o orçamento da saúde com a arrecadação municipal. Antes, tínhamos apenas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hoje já são 23, em pleno funcionamento. Somos o município destaque no Programa Mais Médicos. Em termos proporcionais, fomos a cidade que mais recebeu profissionais do setor: 18 médicos. Também temos um hospital regional em funcionamento e uma UPA em fase final de construção.

Na educação, temos dado ênfase na área de capacitação, melhoria e construção de prédios escolares, por meio de parceria com o Ministério da Educação. Estamos caminhando para melhorar e o nosso próximo passo é conquistar uma creche. Em uma cidade com mais de 80 mil habitantes, é inadmissível ainda não termos uma creche. Também temos vários investimentos em infraestrutura. Construímos mais de mil quilômetros de estradas, boa parte delas com recursos próprios. São estradas vicinais com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, uma vez que muitas propriedades não tinham acesso de veículos. Na zona urbana, estamos articulando a liberação de recursos federais para asfaltamento em 10 km de vias e mais 33 km de recapeamento.

Na área da segurança pública, realizamos no ano passado, por exemplo, concurso público para preencher quadros. Criamos, ainda, mais vagas para agentes de trânsito e melhoramos a iluminação em vários pontos da cidade, principalmente, nos bairros mais distantes. Na zona rural, por exemplo, onde os moradores já tem acesso ao programa Luz para Todos, colocamos luminárias e estamos investindo nessas regiões para que o programa beneficie a todos.

Por meio do programa Pronatec, que abraçamos desde 2013, capacitamos mais de mil jovens em piscicultura, mandiocultura e horticultura. Muitos já criam peixes e possuem hortas. Além disso, a prefeitura dispõe de tratores agrícolas para ajudar pequenos produtores rurais. Temos buscado várias parcerias para o desenvolvimento da nossa região e o que for bom para Chapadinha, estamos indo atrás.

Agência PRB Nacional – A principal arrecadação do município é proveniente de qual setor?

Ducilene Belezinha - Chapadinha é uma cidade bela, mas não tem muita geração de emprego e renda por não ter indústrias e atrativos para novos empreendimentos. Nossa economia é baseada no comércio local e agricultura familiar. Nossa arrecadação própria é muito pequena. Para piorar, a estiagem prejudicou muito os pequenos agricultores. Estamos buscando parcerias para mudar essa realidade.

Agência PRB Nacional – Quais os maiores desafios de sua gestão?

Ducilene Belezinha - A situação que o país vive, pois não tem como trabalhar sem recursos. Outro desafio foi ter recebido o município inadimplente, com a situação econômica péssima. Não tem sido fácil. Para se ter uma ideia, temos quase dois milhões de precatórios para negociar, processos de mais de 15 anos que agora estão surgindo. Ainda temos sofrido com a estiagem na região, o que afeta diretamente os agricultores familiares. Estamos enfrentando esses problemas com muita coragem, muito trabalho e não vamos desistir.

Agência PRB Nacional – No último dia 19 de outubro, a senhora anunciou o corte de 30% do seu salário. Como se deu isso?

Ducilene Belezinha - O pai para poder educar os filhos, primeiramente ele precisa dar exemplo. Comecei fazendo isso ao reduzir o meu próprio salário, mas paralelo a isso, também, reduzimos algumas gratificações que não afetariam o plano de cargos e salários dos servidores. Além disso, também fizemos ajustes em cargos de confiança. Com isso, vamos garantir o salário dos servidores em dia.

Agência PRB Nacional – O PRB já está consolidado em Chapadinha?

Ducilene Belezinha - O PRB é um partido que abracei de coração. Fui convidada a ingressar na legenda pelo presidente do PRB Maranhão, deputado federal Cleber Verde. Na época, ele me incentivou a participar de disputas eleitorais. O PRB está consolidado no Maranhão e em Chapadinha não é diferente. Sou presidente do PRB Chapadinhae das 15 cadeiras na câmara municipal, o partido ocupa três, com os vereadores Antonio Odilon, Levi da Silva Mota e Raimunda Lima Almeida.

Agência PRB Nacional – Como estão os preparativos para as eleições municipais do próximo ano?

Ducilene Belezinha - Temos sempre que pensar positivo. O principal jornal de oposição à nossa gestão revelou que somos preferência entre os eleitores, ou seja, 66% da população aprova a nossa forma de governo. Nossos três vereadores também são pré-candidatos à reeleição e eu serei candidata à reeleição.

Agência PRB Nacional – O PRB ocupa cargos no primeiro escalão de Chapadinha?

Ducilene Belezinha - O PRB está na gestão de três secretarias: Esporte, Mulher e Educação, lideradas pelos republicanos Erandyr Marques, Iranildes Portela e Maria Coelho, respectivamente.

Agência PRB Nacional – Quais os planos para o último ano de mandato? 

Ducilene Belezinha – São muitos sonhos a serem realizados até o próximo ano. Temos a meta de concluir a construção da rodoviária, obra orçada em R$ 700 mil que está sendo executada com recursos destinados pelo deputado Cleber Verde. Além disso, temos as obras de finalização dos 33 km de recapeamento asfáltico, bem como a conclusão da obra da UPA. Também estamos finalizando vários projetos de reforma e ampliação de praças.

Agência PRB Nacional – Sendo prefeita e presidente municipal do PRB, como avalia a importância da mulher na política?

Ducilene Belezinha - A mulher é mais detalhista, tem um olhar mais carinhoso. Isso é essencial para participar das definições políticas e propor ideias inovadoras. Eu mesmo sempre trabalhei com obras e gosto de estar no meio, dando opiniões e participando desde a hora da elaboração dos projetos até sua execução.

Agência PRB Nacional – Quem é Ducilene Belezinha e como consegue administrar tantas responsabilidades?

Ducilene Belezinha - Sou filha de lavrador. Nasci e vivi na zona rural e trabalhei na roça para ajudar no sustento da família. Vim pra cidade, me casei, tive três filhos e fiquei viúva após sete anos de matrimônio. Até assumir o comando da prefeitura, atuava como empresária no ramo da construção. A minha rotina é bem corrida, mas ao mesmo tempo gratificante por estar contribuindo para o progresso da minha cidade.

Agência PRB Nacional – Para finalizar nossa entrevista, qual a mensagem que a senhora deixa para a população de Chapadinha?

Ducilene Belezinha – Deixo a mensagem que tenhamos sempre fé e esperança para que o nosso país consiga atravessar essa crise. Tenho orgulho de ser republicana e de fazer parte de um partido que, apesar de a política estar tão desgastada, continua fora dessa sujeira. Espero que o PRB sempre agregue pessoas comprometidas com a coisa pública e dê oportunidade a mais pessoas do bem para somar com a gente nessa luta.


Publicidade



Arquivo do blog