WebNet

WebNet

domingo, 25 de novembro de 2012

Formanda do CCAA/UFMA de Chapadinha é Premiada no FAPEMA 2012 e no SEMIC 2012

*Por: Sousa Neto
 
É com grande satisfação que este blog parabeniza a zootecnista Larissa Brandão Portela, por ter sido uma das premiadas da Fapema 2012, na categoria Jovem Cientista - com sua monografia: "Metanálise dos Níveis de Lisina em Rações para Suínos em Terminação - Recomendações para Otimizar o Desempenho e Reduzir Custos", sob orientação do Prof. Dr. Jefferson Costa de Siqueira.
 
A bela jovem, que é natural da cidade de Anápolis-GO, é formanda em Zootecnia, pela UFMA/Campus IV/CCAA de Chapadinha, onde fixou residência há 5 anos. Logo após a festa de formatura, que acontece no próximo dia 3 de dezembro, ela pretende ingressar no curso de mestrado em Ciência Animal. Vale ressaltar que, o trabalho científico de Larissa Brandão, também, foi premiado pela SEMIC 2012 - Semana de Iniciação Científica da UFMA (confira no final desta postagem).
 
 
Larissa, ao lado do reitor Dr. Natalino Salgado, ao ser premiada
 
FAPEMA 2012
 
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou, na noite da última sexta-feira (23), no Hotel Luzeiros, em São Luís, a solenidade de premiação dos pesquisadores vencedores do Prêmio Fapema 2012. O evento foi presidido pelo vice-governador, Washington Oliveira, pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra e pelo presidente da Fundação, Antonio Luiz Amaral Pereira.
 
 
Larissa, compartilha sua premiação com o Prof. Dr. Jefferson Costa de Siqueira (orientador de sua monografia) e com a Profª Drª Alana
 
O Prêmio Fapema, que este ano teve como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura na Promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável”, é a maior premiação cientifica do Norte/Nordeste. Este ano, premiou 39 pesquisadores maranhenses. Destinado a alunos, pesquisadores, inventores e empresários, o Prêmio Fapema chega em 2012 à sua oitava edição consolidando-se como uma importante premiação cientifica. O Prêmio tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, e premiar iniciativas empresariais ou pessoais que contribuam para preservação do conhecimento, com impactos e resultados para sociedade.
 
 
Larissa com Daphinne Nagib
 
Foram premiados os trabalhos mais inovadores e importantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado. As premiações em dinheiro, que somam R$ 200 mil, serão distribuídas em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.
 
 
SEMIC/UFMA
 
Em solenidade realizada às 15h do último dia 8, na Cidade Universitária, a Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação da UFMA realizou o encerramento do XXIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Maranhão. O SEMIC 2012 teve a participação de 285 estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), premiando 51 alunos na cerimônia.
 
 
O Prêmio do XXIV SEMIC é dividido nas categorias Comunicação Oral e Painel nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Medicina, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ensino Médio. Todos os premiados, bolsitas e orientadores receberam troféus e certificado da premiação, além de garantir a publicação de seus respectivos artigos na revista Cadernos de Pesquisa, cujos envios devem ser feitos até o dia 30 de dezembro.
 
 
Uma das premiadas no XXIV SEMIC, na categoria Ciências Agrárias, foi a formanda do Campus IV/CCAA/UFMA de Chapadinha, Larissa Brandão Portela, com monogafia de sua autoria (sob orientação do Prof. Dr. Jefferson Costa de Siqueira) - "Metanálise dos Níveis de Lisina em Rações para Suínos em Terminação - Recomendações para Otimizar o Desempenho e Reduzir Custos".
 
 
O SEMIC promove a socialização de resultados de pesquisas de Iniciação Científica nas mais diversas áreas de conhecimento e de instituições públicas ou privadas do país. E, como ferramenta pedagógica, possibilita, especialmente ao discente, expressar ativamente o seu potencial de criação e investigação, sendo estimulado a crescer academicamente.
 
 
Justamente por isso, o SEMIC reconhece e estimula, por meio do Prêmio de Iniciação Científica e Honra ao Mérito, a qualidade dessas apresentações, além de atender os requisitos da política de Iniciação Científica implementada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que preconiza por meio da Resolução Normativa 017/2006 a socialização dos resultados das pesquisas de Iniciação Científica nas instituições de ensino e pesquisa que possuam programas de Iniciação Científica.
 
 
*Com informações da Ascom/UFMA e Ascom/Fapema

 

Arquivo do blog