WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CHAPADINHA: SEBRAE Recebe a Visita do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais

Rildo Macedo Lima
Foto: Arquivo Pessoal
O representante do Banco do Nordeste, Rildo Macedo Lima, esclareceu sobre a disponibilidade de crédito, e que a dificuldade do criador em obter o crédito acontece porque o produtor não é titular da terra.
 
O auditório do SEBRAE de Chapadinha recebeu no último dia 20 de novembro, 0 Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais do Maranhão. Antendendo há uma das etapas do plano de ação, a reunião contou com a presença de parceiros locais e regionais do projeto APL de Ovinocaprinocultura da região.
Ao convite do gerente regional do SEBRAE/Chapadinha, Diógenes Júnior, participaram do encontro: AGERP, AGED, STTR, Sindicato dos Produtores Rurais e representantes dos bancos do Brasil e Nordeste, além de todos os integrantes do NEAPL/MA.
A gestora do projeto APL, Jacirema de Cassia, fez a apresentção de todo o projeto, que atendeu entre 2009 e 2011, público alvo das atividades, 220 criadores dentro dos municipios de Chapadinha, Brejo, Vargem Grande, Presidente Vargas, Santa Quitéria, Nina Rodrigues, e Itapecuru. Foram 22 comunidades assistidas dentro dos 7 municipios com o objetivo de fortalecer a atividade, através do aumento da comercialização dos produtos visando agregar renda e gerar ocupaçao.
 
Diógenes Júnior
Gerente Regional Sebrae/local
As principais dificuldades do gargalo da atividade indentificadas dentro das pesquisas foram o manejo básico com recém-nascido, a falta de assistência técnica, estrutura precária, dificuldade do acesso ao crédito, falta de pastagem, e também de como fazer a comercialização. O senhor Diógenes Júnior (foto ao lado), salientou no momento da apresentação da gestora do projeto APL, que algumas dessas deficiências estão diminuindoa cada dia.
Dentro do projeto foi destaque o trabalho da Secretária Municipal de Agricultura de Vargem Grande, que vem cumprindo com suas atividades, atendendo ás expectativas.
O coordenador do NEAPL/MA e representante da SEDINC, José Oscar de Melo Pereira, fez uma apresentação institucional do Núcleo que tem o objetivo de coordenar as ações na promoção do desenvolvimento local com geração de emprego e renda, identificar e caracterizar os aglomerados produtivos rurais, onde também apresentou à estrutura, composição, as atribuições bem como as ações em andamento.
A visita da Secretária Executiva do Núcleo teve como objetivo conhecer o andamento dos Arranjos produtivos locais, e toda a governança e parceiros locais.
A CODEVASF, agora passa a se unir ao Núcleo e na reunião o representante William Silva Sousa Analista em Desenvolvimento regional, falou sobre a necessidade de uma orientação para conhecer a região e suas potencialidades.
O representante do Banco do Nordeste, Rildo Macedo Lima, esclareceu sobre a disponibilidade de crédito, e que a dificuldade do criador em obter o crédito acontece porque o produtor não é titular da terra.
Para finalizar os trabalhos do dia foram feitas visitas técnicas a cidade de Vargem Grande em criações de ovinos e caprinos.
 
 
Colaboração: Lidiane Reinaldo (via E-mail)
 

Arquivo do blog