WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Novo Inimigo dos Sarneys é a TV Globo


*Por: José Reinaldo Tavares

É até engraçado o que acontece. A grande aliada do passado agora recebe impropérios a boca pequena, talvez porque os resultados do Maranhão são tão ruins que não dá mais para não divulgar.


O fato é que quando precisa mostrar o que não funciona no país, basta vir ao Maranhão, pois aqui encontrarão o que é pior no país.


O que mais irritou ao Clã Sarney foi o último programa da série Profissão Repórter da rede Globo. E na verdade o programa, sem nada distorcer, a emissora apenas mostrou a bizarrice que é o suspeito programa ‘Saúde é Vida’, o único do governo Roseana. Ou seja, um programa que é todo errado, sem sentido e contrário à orientação do Ministério da Saúde.


É apenas um grande programa de obras e eleitoreiro e nada mais.


Quem primeiro o denunciou, logo que foi lançado, foi o presidente do Conselho Estadual de Saúde. O Conselho considerou tudo equivocado, comparando o programa a uma iniciativa sem hierarquização e desprovido de sentido. Tentou alterá-lo, mas evidentemente nem foram ouvidos.


Além do Conselho de Saúde, o Crea considerou o programa totalmente ilegal, pois detectou licitações ao arrepio da lei, já que os hospitais nem terreno definido tinham, o que tornava as licitações impossíveis de serem realizadas. Isso sem contar as estapafúrdias dispensas de licitação, aditivos ilegais, gastos com consultoria exagerados e duplicidades de pagamento. Tudo errado.


O governo pensava em fazer os prédios, colocar equipamentos e entregá-los aos prefeitos, que deveriam sustentar o seu funcionamento. Nenhum deles aceitou e o governo, para evitar a desmoralização completa, passou a custeá-los não se sabe até quando. Portanto, é possível prever que dentro de pouco tempo estejam todos, ou quase todos, fechados.


Tudo isso foi constatado pelo programa Profissão Repórter.


A reportagem do programa esteve em sete dos famigerados hospitais, e só encontrou um deles funcionando: o de Barreirinhas, esta sim uma cidade polo, mas igualmente com os seus custos bancados pelo governo.


A maioria das cidades visitadas possui uma população muito pequena, variando entre 5 a 10 mil pessoas. O Profissão Repórter visitou Sucupira do Norte, Mirador, Jatobá, Sucupira do Riachão, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutoia. Em Jatobá, 8,8 mil pessoas, encontraram o hospital aberto, estava tudo limpo, equipado, amplo e vazio. Em Sucupira do Riachão, 4,6 mil habitantes, o hospital inaugurado há dois meses estava vazio. Até hoje realizaram apenas 3 partos e uma cirurgia, com 30 funcionários que nada fazem. A diretora informou que custa R$ 120 mil por mês ou R$ 1,4 milhão por ano. O mais chique é que tem um heliponto que só foi utilizado na inauguração pela governadora.


O de Paulino Neves, 14 mil habitantes, inaugurado há alguns meses está fechado. Igualmente ao de Mirador, 20 mil habitantes, que também está fechado e fica em frente ao antigo hospital, também abandonado. Dos novos estabelecimentos visitados pelo programa, como informei acima, só o de Barreirinhas estava funcionando e cheio. É uma cidade polo que recebe doentes da redondeza e tem uma população de 56 mil habitantes.


Por fim, Tutoia, com 50 mil habitantes, não recebeu hospital novo e o antigo, superlotado, funciona precariamente sem lençol ou roupa de cama, sujo, sem ventiladores e com poucos remédios. Vai ver que o prefeito não reza na cartilha da oligarquia…


Esse retrato sem retoques, independente e mostrado em programa da rede Globo e da Mirante, mostra e comprova o desastre que é a administração de Roseana Sarney e seu programa de propaganda enganosa.


O chefão do Clã elogia o maravilhoso programa de sua filha e diz que aqueles que não vêm o grande governo da filha e divulgam os terríveis dados sociais do estado precisam ser internados em sanatório. Evidentemente a começar pelos técnicos do IBGE, IPEA, etc., que fazem e divulgam as estatísticas brasileiras…


Ele pode ter mais um grande aborrecimento, pois, devido ao governo da filha, o Maranhão vai, infelizmente, ocupar o último lugar em renda per capita do país, atrás, pela primeira vez, de Alagoas e Piauí.


Vai dar sanatório geral…


*Extraído do Blog do John Cutrim

Arquivo do blog