WebNet

WebNet

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Importância de Levar seu Animal ao Médico Veterinário

Imagem meramente ilustrativa
*Por: Giselle Cutrim de Oliveira
Com o crescente aumento do número de animais e de sua expectativa de vida e com sua adoção como “membros da família”, tornou-se de substancial importância que os proprietários zelem pela integridade do seu animal, priorizando cuidados com a saúde e com a higiene. A saúde dos nossos animais de estimação está diretamente ligada à nossa e doenças que são comuns aos homens e animais, só poderão ser evitadascom a adoção de medidas preventivas. É nesse contexto que surge o Médico Veterinário como agente promotor da saúde animal.

 
Da mesma forma que procuramos médicos para fazer “check-ups” anuais, é muito importante que os animais visitem o Médico Veterinário pelo menos uma vez ao ano, tornando-se esse fato ainda mais relevante para os animais mais velhos. Muitos problemas podem ser diagnosticados precocemente através de exames clínicos e laboratoriais e, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior a probabilidade de sucesso.



Esquemas de vacinação tanto para cães como para gatos devem ser adotados, sendo este um dos cuidados mais importantes que devemos ter com os nossos animais, pois a vacina é uma forma de proteger o animal contra uma série de doenças infecciosas, estando os animais sujeitos a adoecer a qualquer momento quando não vacinados. É importante ressaltar que os animais devem ser revacinados anualmente, porque por mais que o animal tenha sido vacinado por vários anos, ele fica desprotegido rapidamente. Para que seu pet esteja protegido corretamente, segue tabela com o esquema de vacinação:

CÃO:
45 dias de vida
1ª dose da múltipla
21 dias após a 1ª dose
2ª dose da múltipla
21 dias após a 2ª dose
3ª dose da múltipla
4 meses
Raiva

GATO:
2 meses
1ª dose da múltipla
21 dias após a 1ª dose
2ª dose da múltipla
4 meses
Raiva


Além das vacinações regulares, outros cuidados devem ser tomados com a saúde dos nossos animais, entre eles as vermifugações, que deverão ser feitas a partir de 15 dias de vida, o controle de ectoparasitas vetores (carrapatos e pulgas), o cuidado com zoonoses (doenças transmitidas do animal para o homem) como a leishmaniose (calazar), toxoplasmose, leptospirose, garantindo, dessa forma, um animal sadio e incapaz de fornecer risco àqueles com os quais convivem. Portanto, devemos sempre ter o hábito de levar nossos animais de estimação ao Médico Veterinário garantindo, dessa forma, não só a saúde do nosso pet como também de nossa família.

*Giselle Cutrim de Oliveira - CRMV/MA 1408
Médica Veterinária Pós-Graduanda em Ciências da Saúde
 
INFORMOU:



Arquivo do blog